Economia Titulo
Venda de eletroeletrônicos cai 18% no ano de 99
Por Do Diário do Grande ABC
31/12/1999 | 14:01
Compartilhar notícia


O setor de eletroeletrônicos em 1999 vai registrar uma queda de vendas em torno de 18% em comparaçao com o ano passado. A retraçao de aparelhos de imagem e som será de aproximadamente 28%, e somente para os eletroportáteis está previsto crescimento _ na faixa de 8%. A informaçao é do presidente da Associaçao Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Paulo Saab.

Na linha branca, constituída por geladeiras, fogoes e máquinas de lavar, a queda acumulada será de 9%. Em novembro, o setor marcou mais pontos. A linha branca aumentou 21,12%, em relaçao a outubro. Imagem e som cresceu 11,59%, e portáteis 17,13%, em relaçao ao mês anterior. Para os produtos em geral, foi registrado, em novembro, crescimento de 15,83% em relaçao a outubro. Em dezembro, os últimos dados indicam um resultado igual, que superou em 10% o mesmo período do ano passado.

O crescimento das vendas nos últimos meses do ano mostrou que o consumidor reage bem à queda nas taxas de juros e à maior oferta de crédito. "Como os revendedores baixaram os juros, houve uma reaçao mais expressiva de vendas", disse Saab.

Cálculos da Eletros mostram que, no acumulado do ano, as vendas tiveram queda de 18% em relaçao a 1998, considerando a impossibilidade de recuperar as perdas do início deste ano. Um dado da Eletros para mostrar que os negócios melhoraram em 1999: nenhum fabricante reclamou por ter ficado com estoques em 1999. Alguns deles foram obrigados a aumentar a produçao nos dois últimos meses do ano, atendendo aos pedidos de urgência de comerciantes que temiam ficar sem produtos em suas prateleiras.

Otimismo - a expectativa em relaçao a 2000 está animando os fabricantes. Os empresários do setor estao otimistas mesmo em relaçao a janeiro. O presidente da Eletros disse que se baseia em previsoes de melhor desempenho da economia brasileira. Para 2000, está sendo esperada maior oferta de crédito e reduçao dos juros, o que favorecerá a demanda de todos os eletroeletrônicos. Para Paulo Saab, se as condiçoes econômicas mantiverem ritmo normal, o setor será beneficiado pela melhoria da oferta de dinheiro e por juros menores. "Estamos construindo uma base real e confiável", explicou.

A expectativa dos empresários do setor se baseia na retomada do crescimento, o que aumentará a oferta de emprego e a renda. Os empresários apostam nisso porque confiam em melhores condiçoes do mercado em 2000 e sabem como ninguém que nada é melhor do que dinheiro na praça para aquecer as compras no varejo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;