Nacional Titulo
Recife espera 1 milhao de pessoas no pré-carnaval
Por Do Diário do Grande ABC
06/02/1999 | 13:33
Compartilhar notícia


Recife começa o pré-carnaval neste domingo de manha, na Praia de Boa Viagem, com o desfile do Bloco da Parceria, que vai animar uma multidao estimada de 1 milhao de pessoas com dez trios elétricos. Alceu Valença, Netinho, Chiclete com Banana, Araketu e Cheiro de Amor sao alguns dos artistas e bandas que vao comandar os trios. Em Olinda, o clima de carnaval impera há 15 dias, com a cidade tomada de turistas nos fins de semana, para acompanhar ensaios de troças e blocos, com frevo, maracatu, afoxé e caboclinhos.

Durante toda a semana pré-carnavalesca, as noites serao tomadas, em Boa Viagem, pela axé music, com os folioes dançando com seus abadás e mamae-sacode, sob a proteçao de cordoes de isolamento. É o Tchan, Timbalada e Banda Beijo estao confirmados.

O contraponto ficará por conta do multiartista Antônio Carlos Nóbrega, no bloco Pernambuco Falando para o Mundo, que só vai tocar frevo, executado por 22 músicos. O kit do bloco inclui máscara, confete e serpentina.

Na sexta-feira, encerramento das prévias, a prefeitura promete fazer uma festa democrática, sem cordao, para que todos possam acompanhar os trios animados por artistas locais. Neste mesmo dia, o carnaval será aberto oficialmente, com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, em uma grande festa no centro da cidade.

No Bairro do Recife Antigo, a animaçao começa com o corso de carros antigos, apresentaçao de orquestras de pau-e-corda e desfile de blocos, todos os dias a partir das 18 horas, além de um baile de máscaras na quinta-feira.

No carnaval propriamente dito, Antúlio Madureira e Antônio Carlos Nóbrega, entre outros artistas, vao apresentar-se no palco armado na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife. Outros pólos de animaçao serao montados no centro e na Praia do Pina, onde se revezarao Elba Ramalho, Selma do Coco e Alceu Valença.

O desfile do Galo da Madrugada é a grande atraçao do sábado, no centro. Quem prefere o rock nao ficará abandonado. O Rec- Beat vai oferecer shows com bandas ligadas ao movimento mangue, nas noites de carnaval, num armazém do Porto do Recife. Olinda promete o desfile de 500 agremiaçoes - oficiais ou nao - dentro do esquema anárquico que caracteriza o seu carnaval. A prefeitura espera cerca de 600 mil pessoas no período.

Apesar do rigoroso racionamento, que deixa a populaçao da regiao metropolitana quatro dias sem água para dispor do produto durante 20 horas, o governo do Estado calcula que pelo menos 200 mil turistas virao a Pernambuco para o carnaval, trazendo um reforço de R$ 16 milhoes para a economia estadual.

A expectativa é de um aumento de 15% no fluxo de hóspedes e na venda de cerveja em relaçao a fevereiro do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;