Esportes Titulo
João Henrique faz do skate suas pernas e emociona
Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
18/09/2011 | 07:09
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


Superação é a palavra que marca o Jump Fest. Mas não estamos falando daquele fôlego que motiva os atletas a realizarem manobras desafiando a lei da gravidade, mas sim da força que algumas pessoas possuem para driblar as mais incríveis dificuldades. Imagine só você passar os três primeiros anos da vida em um hospital, perder um terço de cada perna e ainda ter motivação para andar de skate. É isso mesmo. Essa é a história de João Henrique de Oliveira, 21 anos, que chama a atenção por onde passa. Não pela deficiência, mas sim pela alegria e vontade de viver.

Fruto de gravidez indesejada, João conviveu com falta de higiene desde os primeiros dias em casa. Um mês foi o suficiente para que ele adquirisse osteomielite, inflamação óssea causada por infecção bacteriana ou fúngica. Foi internado e passou três anos em tratamento. Os remédios não conseguiram controlar a doença e ele precisou amputar do joelho para baixo. A história comoveu uma vizinha que procurou sua mãe biológica e propôs adoção, prontamente aceita.

João então precisou aprender a conviver com a deficiência. Para piorar, teve outras sequelas e necessita usar fraldas até hoje por não conseguir controlar suas necessidades. Esses foram apenas os primeiros obstáculos que precisou pular. "Como perdi as pernas desde criança, ficou mais fácil se acostumar", relata.

O skate só entrou na vida de João aos 18 anos. De tanto observar os amigos andar na rua, um dia ele foi convidado a tentar. "Subi no skate e não queria descer mais. Foi maravilhoso para mim", lembra.

Sem dinheiro, porém, ele vivia da generosidade dos companheiros até que um dia foi surpreendido. "Meus amigos fizeram vaquinha e compraram um skate para mim", conta. "Minha mãe (adotiva) ficou maluca, tinha e tem muito medo de que eu me machuque, mas nunca caí", completa.

Munido do seu brinquedo favorito, João passou a frequentar o Parque da Juventude, em São Bernardo. "Aqui me sinto bem. Antes não tinha dinheiro para o ônibus, mas agora comecei a trabalhar em um projeto social e consigo andar de skate pelo menos uma vez por semana", comemora.

João não competiu no Jump Fest por conta da deficiência, mas, sem dúvida, serviu de referência e inspiração para os atletas durante os treinamentos, afinal, depois de conhecer uma história como essa não dá aquela vergonha de reclamar de problemas tão pequenos do cotidiano?

Zóio surpreende favoritos e leva o título no freestyle

O mais novo entre os participantes do motocross freestyle na etapa de São Bernardo do Jump Festival, Henrique Ballestrin (Zóio), 18 anos, de Sinop (MT), foi o campeão. Arrojado nas manobras, ele superou nomes de peso, como Gilmar Flores, o Joaninha, e Marcelo Simões, atual bicampeão.

Hoje os pilotos voltam à pista, a partir 9h, para a disputa do best whip (melhor manobra). Na primeira etapa, realizada em Jacareí, o título foi conquistado por Zóio, que espera o bi hoje.

"Fiquei surpreso com o resultado. Eu estou treinando bastante e achei que poderia conquistar um segundo ou terceiro lugar, mas vencer foi bem legal. Chegamos em cima da hora ontem (sexta-feira), mas consegui me adaptar à pista e, com um pouco de coragem para as manobras, deu tudo certo. da Redação

Brasiliense vence no BMX e conquista vaga na superfinal

Rogério Pitanga veio de Brasília para duelar com Luiz Henrique Bueno, de São Caetano, pelo título do BMX Flow da etapa de São Bernardo do Jump Festival. No fim da disputa, o representante do Distrito Federal levou melhor. Os dois e mais Heitor Wolff (terceiro) estão na superfinal da competição, marcada para o mês que vem, na Capital. "Vou tentar algumas manobras novas e vou para ganhar", projetou Bueno.

No skate, o grande vencedor foi Raul Roger. O atleta, de apenas 16 anos, impressionou os juízes com manobras precisas.

Pela medalha de ouro, ele duelou com Carlos Niggli e venceu com pequena vantagem de três pontos (88 a 84,3). Em terceiro lugar ficou Diego Silva. O trio está na superfinal. da Redação




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;