Esportes Titulo
Superação para voltar ao futebol
Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
19/09/2011 | 07:24
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Madrugada de 31 de outubro de 2010. O Tigre acabara de ser eliminado na Copa Paulista, desperdiçando a chance de conquistar o primeiro título da história, e o goleiro Anderson, então titular absoluto da equipe, voltava para casa pela Avenida Prestes Maia, em São Bernardo, quando colidiu o carro em uma árvore, em acidente que parecia encerrar sua carreira.

Quando acordou, deitado em uma cama no Hospital Mário Covas, de Santo André, as lembranças da colisão e até da partida (2 a 2 com o Paulista de Jundiaí) estavam apagadas da memória, e ele percebeu que estava internado e em situação crítica. Sofreu três lesões graves com potencial para tirá-lo de combate: rompimento no ligamento cruzado posterior e lateral do joelho direito; fratura no joelho direito; e a mais grave, lesão no quadril esquerdo.

A primeira cirurgia foi para corrigir o quadril, porém, as notícias foram desanimadoras. "Tudo indicava que eu teria de colocar uma prótese e não poderia ter contato físico, o que significava fim de futebol. Teve um médico que me disse: ‘Não tem condição, sua carreira acabou'. Eu tinha um ponto de interrogação na cabeça", recordou Anderson.

Nos primeiros dias, o goleiro, que ficou internado quase três semanas no Hospital Mário Covas, não sentiu a perna esquerda. Após a alta, ainda andou por um tempo de cadeiras de rodas e depois de muletas.

Para piorar, como a operação no quadril foi delicada, o jogador realizou as cirurgias nos joelhos somente este ano, retardando mais a recuperação. A própria situação fez com que o goleiro começasse a pensar na aposentadoria dos gramados.

"Avaliei a condição dele e vi que tinha possibilidades de voltar. Ele estava desistindo, mas mostramos que era possível retornar aos campos", frisou o médico do São Bernardo, Rui de Oliveira. "Fizemos um trabalho com ele durante oito horas por vários dias e ele vai voltar a jogar", completou.

Segundo o atleta, que não precisou colocar a prótese no quadril, ele retornou a ter esperança graças ao apoio dos amigos. "A partir de julho, ganhei mais confiança porque recebi a ajuda da família, de vizinhos de onde moro (Jardim das Orquídeas) e principalmente do São Bernardo. Foram jogadores, o pessoal do departamento médico, e os dirigentes incentivando para eu não desistir."

VOLTOU
Dia 15 de setembro de 2011. Após as outras duas cirurgias bem sucedidas, uma em cada joelho, retornou aos treinamentos físicos e com data para trabalhar com bola. "A expectativa era que voltasse somente em janeiro ou fevereiro do próximo ano, mas devo voltar no fim de outubro ou início de novembro", comemorou Anderson.

Depois de ficar fora da Série A-1 do Campeonato Paulista, o goleiro quer recuperar o posto que perdeu, mas sabe que terá muito trabalho. Atualmente, o dono da posição é o experiente Wilson Júnior, 34 anos, além do reserva imediato Igor, que vem treinando bem.

"Minha meta é voltar e fazer que realizava antes. Vou brigar para jogar, mas quem decide é o treinador (Luís Carlos Martins)", ressaltou. "O mais importante é que possa ser exemplo de superação para outros que passarem por situações semelhantes."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;