Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
O Paço expande o Centro

O repórter-fotográfico Adão dos Santos produziu imagem que antecipava em 1963 o futuro Centro Cívico e enaltecia a nascente Capital do Automóvel

Por Ademir Medici
20/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Adão dos Santos veio para São Bernardo, fez carreira do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), aprendeu a arte da fotografia, jogou futebol – e ganhou um concurso da Rádio Independência, petecando (controlando) bola no estúdio. E deixou um acervo fotográfico belíssimo, como esta imagem, que lhe valeu um prédio de fotografia. Fácil descobrir a localização: junto ao atual terminal trólebus do Paço.

A foto é de 1963, e o Paço seria construído logo em seguida, pelo prefeito Hygino de Lima, e jamais inaugurado oficialmente pelo seu sucessor, Aldino Pinotti. Nascidos em São Bernardo, colegas de escola, Hygino e Aldo (como era chamado na intimidade) seguiram carreiras políticas distintas, mesmo que no mesmo partido – a velha Arena, do regime militar.

Hygino ergueu o Paço e apoiou Jaime Franchini. Pinotti ganhou as eleições e ocupou o Paço, que aparece nesta foto festiva do ano de 1971, com as bandeiras tremulando, tremulando, como diz o locutor esportivo.

Semana São Bernardo 2019. Para lembrar a foto do Sr. Adão e os nossos políticos queridos. Detalhe: o Paço foi projetado por funcionários públicos municipais, no horário de expediente, sem maiores custos ao erário. Homenagem a eles: Jorge Bomfim, Mauro Zuccon, Roberto Tross Monteiro e Toru Kanazawa.

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7149

Manchete – Justiça anula seis nomeações de Celso Daniel (prefeito de Santo André em primeiro mandato); a anulação das portarias foi uma vitória da Associação dos Funcionários Públicos.

São Bernardo – No aniversário, a cidade busca novo perfil: 678.364 habitantes; 826 indústrias; 6.704 estabelecimentos comerciais; cinco shoppings center.

Em 20 de agosto de...

1919 –  A dona Anna Josephina de Araujo Franco é sepultada no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, em São Paulo. Ela faleceu na véspera. Viúva de Antonio Cardoso Franco, deixa os filhos Saladino Cardoso Franco (prefeito de São Bernardo), Alberto Cardoso Franco (diretor da Cadeia Pública de São Paulo), José Augusto Leite Franco (diretor do Grupo Escolar de Santo André), Luiza Olivia Cardoso Franco do Amaral e Licínio Cardoso Franco (professor em São Bernardo). Deixa mais de 30 netos, entre os quais o médico Silvio Cardoso Franco. 

Do noticiário do Estadão: alemães e polacos travam luta na Alta Silésia, divisa dos dois países.

1959 – Instituído o brasão da cidade de Mauá, pela lei municipal número 267.

1969 – Farmácia Drogan, com matriz em São Bernardo, inaugura sua primeira filial na região: Rua Coronel Oliveira Lima, 236, em Santo André.

Extinta a concordata preventiva do Jutifício Maria Luiza, em Santo André.

1974 – São Bernardo inaugura o Centro Educacional de Vila América, um dos maiores do município, e a Praça Antonio Cecato, na Estrada do Vergueiro.

1984 – Região começava a descobrir o Kanban. A função básica do sistema é melhorar a produção da indústria, sem cortar mão de obra.

Hoje

- Dia do Vizinho

- Dia do Maçom

Santos do dia

- Bernardo de Claraval. Padroeiro da cidade de São Bernardo. Francês (1090-1153). Doutor da Igreja.

- Felisberto

- Samuel 

Municípios brasileiros

São Bernardo recuperou sua autonomia em 1944, separando-se de Santo André e sendo instalado em 1º de janeiro de 1945.

Além de São Bernardo, celebram aniversários em 20 de agosto:

- Em São Paulo, Tambaú e Rincão.

- No Paraná, Assis Chateaubriand e Santo Antonio da Platina

- Em Alagoas, Barra de Santo Antônio, Palmeira dos Índios e União dos Palmares

- Em Goiás, Catalão

- Na Bahia, Ibiquera

- No Ceará, Lavras da Mangabeira

- Em Tocantins, Muricilândia

- No Rio Grande do Sul, Sapucaia do Sul


Fonte: IBGE. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.