Memória Titulo COLUNA
Os 20 anos da Ouvidoria de Santo André

Vinte e um anos considerados os preparativos. Cinco ouvidores ao longo da história, com uma mulher que defende a cultura da paz nos entendimentos entre munícipes e poder público

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


MEMÓRIA NA TV 
Os 20 anos da Ouvidoria de Santo André
Entrevistados: ouvidora Oswana Fameli e subouvidor Ronaldo Martim
No ar hoje pelo Diário OnLine: www.dgabc.com.br 

  --------

Os 20 anos da Ouvidoria Pública de Santo André são o tema do programa Memória na TV desta semana. No estúdio, a atual ouvidora, Oswana Fameli, e um antigo ouvidor, hoje subouvidor, Ronaldo Martim. Ao longo de duas décadas, bons momentos e algumas crises. 

“Pioneira no Brasil, a ouvidoria funciona muito bem até hoje. Nós acreditamos que o trabalho deva ser para mediar os conflitos, buscar soluções. Trabalhamos muito dentro da cultura da paz”, declara a educadora e empresária da educação Oswana Fameli, no programa.

Diário do Grande ABC não só deu apoio na criação da ouvidoria, como também naqueles momentos difíceis das tentativas de acabar com a ouvidoria, inclusive publicando um Editorial”, acrescenta o advogado Ronaldo Martim.

Saul Gelman fundou e foi primeiro ouvidor, sendo reconduzido ao cargo mais três vezes. Outros ouvidores: Ronaldo Martim, Reinaldo Abud, José Luiz Ribas Junior e Oswana Fameli.

Os 20 anos foram celebrados com sessão solene na Câmara Municipal e lançamento de um selo comemorativo pelos Correios.

Diário há 30 anos 

Terça-feira, 19 de setembro de 1989 – ano 32, edição 7174

Manchete – Ataques de Brizola vão ter troco. Ele chamou Maluf, Collor e Afif Domingos de filhos da estufa da ditadura.

Candidatos trocam gráficas pelas produtoras de vídeo.

Ponto de Vista – Um artigo do economista Aparecido de Faria, formado na Suécia: ‘Dívida externa e os nossos anéis’.

Cido trabalhava no Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e hoje coordena o Instituto Centro de Memória & Atualidades, sediado em Santo André.

Polícia – Ajudante é assassinado por engano no Jardim Industrial, em São Bernardo. 

Em 19 de agosto de...

1914 – I guerra. Manchete do Estadão: todos os deputados ingleses entoam o <CF160>God save the King</CF>; chegada das tropas inglesas a Gibraltar.

A Companhia Telefônica do Estado de São Paulo pediu autorização ao governo para estender as suas linhas até Santo André e São Bernardo.

1919 – Paris, 18 (UP) – Despachos de Roma, Milão e outras cidades italianas dizem que aumenta em toda a Itália o sentimento de simpatia pela espetaculosa tomada de Fiume pelo poeta Gabriel D’Annunzio.

1939 – II guerra. Manchete do Estadão: recebida com a mais viva emoção pela opinião pública internacional a noticia da invasão da Polônia pelas tropas russas.

Cantor lírico italiano Tito Schipa faz concerto de despedida no Theatro Municipal de São Paulo.

Hoje

- Dia do Ortopedista

Santos do dia

- Constancia

- Afonso de Orozco

Municípios brasileiros

Celebram aniversários neste dia 19 de setembro:

- Na Grande São Paulo, Guararema. Nasceu núcleo logo que a população paulistana iniciou dispersão rumo às matas, no século XVI. Elevado a município em 19 de setembro de 1899, quando se separa de Mogi das Cruzes. Guararema, em tupi-guarani, significa Pau D’Alho.

- No Pará, Acará

- Em Alagoas, Cacimbinhas

- Em Minas Gerais, Conselheiro Lafaiete, Estrela do Sul, Oliveira e Raul Soares 

- No Rio Grande do Sul, Dois Irmãos

- Em Santa Catarina, Ermo

- Na Bahia, Euclides da Cunha, Ibipeba e Ribeira do Pombal

- No Espírito Santo, Guarapari

- Na Paraíba, Mari

- No Mato Grosso, Sapezal

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;