Memória Titulo
O exemplo que vem de Campinas
Ademir Medici
22/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Atenção, boleiros da Memória: agora temos um time para torcer. Salve, salve, o Red Bull Brasil. Vejam só que presente ele nos dá.

Começa o Campeonato Paulista de Futebol, em suas várias divisões. Fazendo história na elite do futebol bandeirante, o Red Bull Brasil, fundado em 2007, sediado em Campinas, e que – tão novo – se diferencia de todos os demais por oferecer um trabalho belíssimo e meticuloso sobre a história e memória do futebol de São Paulo.

De 278 páginas, tamanho ofício, o clube lança um ‘livrão’ que focaliza competições de futebol disputadas no período de 1916 a 1947 e que ficaram à margem da história.

Explicam os organizadores: os grandes clubes, entre eles o primeiro grande campeão, o Paulistano, sempre ofuscaram os demais; e as competições amadoras acabaram preteridas.

O livro relaciona clubes, disputas, classificações, fotos, artigos de jornais, distintivos e uniformes com suas cores originais. Faz justiça aos heróis anônimos futebolísticos. Coloca todos eles num patamar elevado.

Esportistas de hoje e de sempre: o exemplo vem de Campinas e o livro que todos deveriam conhecer chama-se Os Esquecidos (Datatoro, 2016).
Um texto sem assinatura, a título de apresentação, é encerrado com uma informação comovente: “E que estes 98 campeonatos, 67 campeões e mais de 500 clubes hoje esquecidos e injustiçados possam ter o seu devido lugar na história”.

EQUIPE
Editor, Rodolfo Kussarev; edição e textos, Lucas Bettine; pesquisadores: Antonio Ielo, Fernando Martinez, Julio Diogo e Márcio Javaroni; agradecimento especial, Eduardo Cacella, criador do Blog História do Futebol; Arte e produção, Studio Abacate; revisão, Manrico Patta Neto; texto da contracapa, Carlos Batista.

NOSSO AGRADECIMENTO
Luiz Romano, designer de São Caetano, pesquisador apaixonado. Foi ele quem presenteou Memória com este fascinante Os Esquecidos: Arquivos do Futebol Paulista.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 22 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6656
Manchete – Polícia Federal apura o envolvimento de Ribeirão Pires no escândalo da Secretaria de Planejamento, que teria liberado verbas públicas de forma fraudulenta
Comportamento – Bermudas batem recorde de venda com a elevação rápida da temperatura: e o bermudão vira moda.
Vestibular 88 – Mais de 4.000 iniciam provas na Fundação Santo André.
Memória – Um conjunto musical, regional, em São Bernardo. Data: 1942. Componentes: Joaquim Mariano Ribeiro (sanfoninha), João Cardoso Siqueira (violão), Luiz Monteiro (cavaquinho) e Gilda Coppini (bandolim).
Polícia – Caçados matadores de traficante em Santo André.

Em 22 de janeiro de...
1808 – Chega a Salvador, na Bahia, a maior parte da Família Real Portuguesa.
1918 – Eleita a nova diretoria da Associação Atlética São Bernardo, da Vila de São Bernardo, hoje centro urbano de São Bernardo ‘do Campo’:
- Presidente, João Colombo.
- Vice-presidente, Dante Soncini.
- Secretários: Constantino Tondi, João Corazza Sobrinho e Manoel Corazza.
- Diretor esportivo: professor Cassiano Faria.
- Conselheiros: Francisco Perigo, Attilio Miele, Humberto Coppini, José Pasini e Mario Zanin.
- Capitães: Henrique Bury, Octavio Modolim, Valentim Dal Checco e Erineo Lustosa.
- Fiscais: Alberto Ascencio (pai do Beltran, fotógrafo) e Augusto Rossi.
- Procurador: Humberto Soncini.
1968 – Equipe principal de basquetebol do Corinthians Paulista joga em São Caetano e vence o São Caetano EC por 65 e 55. O Corinthians com seus grandes craques: Amaury, Wlamir, Ubiratan, Rosa Branca, Mical e Roy.
1983 – Prefeitura de Santo André manda queimar o arquivo. Do Paço à usina de lixo de Cidade São Jorge, um caminhão transporta documentos para incineração. Prefeitura diz que o material foi microfilmado.
- Volkswagen Caminhões desativa setor de ferramentaria da fábrica em São Bernardo. E anuncia que funcionários e equipamentos serão transferidos para a unidade de Taubaté.

Municípios Paulistas

- Hoje é o aniversario do mais antigo município brasileiro, São Vicente, fundado em 1532 pelo navegador Martim Afonso de Souza.
Há registros de que esta primeira vila do Brasil já existia em 1502, que é o ano da passagem por ela do navegador Américo Vespúcio na sua viagem a Cananéia.
São Vicente faz divisa geográfica com o Grande ABC.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 22 de janeiro:
- No Piauí, Bertolínia
- No Ceará, Icapuí
- Em Goiás, Quirinópolis

Santos do dia

- São Vicente, diácono (+304). O mártir mais célebre da Espanha e Portugal. Um século após o seu testemunho da fé no Cristo, Santo Agostinho, doutor da Igreja, lhe dedicava todos os anos em 22 de janeiro. Por este motivo a Igreja manteve a sua festa nesta data.
Fonte: Livro Vida dos Santos, Padre Rohrbacher
- Vicente da Espanha
- Vicente Palotti 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;