Esportes Titulo Automobilismo
Jornalista produz guia e resgata história da Stock Car

Milton Alves compilou em 556 páginas a história da principal categoria do automobilismo brasileiro

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
15/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Se atualmente é possível saber quais são os pilotos que mais correram e venceram na Stock Car, além de toda a história da competição, é porque o jornalista Milton Alves dedicou vários meses da sua vida pesquisando e registrando etapa por etapa da principal categoria do automobilismo brasileiro. Ex-repórter e editor do Diário, ele lançou neste ano guia com informações completas sobre os 34 anos de disputas, completados em 2013.

A publicação conta com 556 páginas e traz resultados de todas as corridas, nomes e dados dos pilotos que já participaram da categoria, evolução dos carros, além de detalhes dos circuitos utilizados e perfil de todos os campeões. A obra foi coordenada pelo jornalista da Rede Globo Reginaldo Leme, que é especializado em automobilismo.

“Foram meses de apuração, contei com ajuda de muita gente para conseguir os dados. Não teria conseguido reunir as informações sem a ajuda fundamental do Napoleão Ribeiro, que é um historiador e ex-dirigente da federação de automobilismo do Distrito Federal”, explica Milton Alves, que promete atualizar anualmente o guia.

A ideia de reunir todas as informações da Stock Car em uma só publicação aconteceu há alguns anos, quando um rapaz entrou na sala de imprensa durante um fim de semana de disputas e disse aos jornalistas presentes que havia participado de época importante da categoria. “Todos se olharam e ninguém tinha condições de dizer se era mentira ou verdade, porque não havia documentos. Agora nós temos”, orgulha-se Milton. “A propósito, era mentira”, completou.

Com a ideia na cabeça, o jornalista que milita no automobilismo há mais de 30 anos começou a reunir as informações e a pesquisar em jornais de várias regiões do Brasil até conseguir publicar o guia. “Sou perfeccionista e sei que ainda faltam alguns detalhes que não consegui. Minha intenção é que as pessoas que tenham acesso ao guia possam me ajudar a completar essas informações que faltam”, comentou o autor.

A primeira edição do guia não está à venda e foi distribuída para jornalistas brasileiros e do Exterior que fazem ou fizeram cobertura da categoria. “Minha intenção é ajudar na cobertura jornalística e eternizar o nome de pilotos que fizeram parte das primeiras gerações da Stock Car, quando a categoria era muito diferente desta que vemos hoje, que usa o que há de melhor em tecnologia”, finalizou o jornalista, que mora em Santos e tem passagens importantes também pelos jornais O Globo e Diário de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;