Esportes Titulo
Prova reúne maratonistas de ponta nas ruas de Diadema
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
11/12/2005 | 09:25
Compartilhar notícia


Alguns atletas de ponta reaquecem a terceira edição da Prova Pedestre Cidade de Diadema, a partir das 9h de deste domingo, num circuito de dez quilômetros. A badaladíssima disputa compõe o calendário (da promotora Secretaria de Esporte e Lazer) comemorativo do 46º aniversário do município. Entre as atrações, destaque para José Teles de Souza. Recentemente, o experiente maratonista ficou entre os dez primeiros colocados na acirrada Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A ficha de Teles é das mais extensas. Ele já encarou as maiores feras nacionais e internacionais, como Vanderlei Cordeiro de Lima, Marílson Gomes dos Santos, Israel dos Anjos, Rômulo Wagner da Silva, Valdenor dos Santos, Gilson Vieira, Eduardo Nascimento e Genilson Júnio dos Santos. Além, é lógico, de Robert Cheruiyot, bicampeão da tradicional São Silvestre nas edições de 2002 e 2004. Um dia, também desafiou outro queniano, Martin Lel, vencedor da Maratona de Nova York e do Mundial de Meia-Maratona de Portugal. Trata-se, enfim, de um respeitável currículo.

No feminino, as melhores cenas estarão certamente nos pés – e na velocidade, é claro – de Valquíria Fernandes Santana, de Santo André, uma das assíduas participantes da São Silvestre. Em 1999, a fera terminou no bloco dos 24 primeiros lugares. Em 2001, enfrentou nada mais nada menos do que a insuperável queniana Margaret Okayo, bicampeã de Nova York. Aqui, Valquíria mediu forças contra Maria Zeferina Baldaia, Marizete Rezende, Sirlene de Pinho, Selma dos Reis, Marily dos Santos, Rosângela Farias e Adriana de Souza.

Os torcedores de Diadema não verão apenas atletas de alto nível, mas ainda observarão aqueles que, num total de mais de mil, procuram ampliar os limites da própria superação, inclusive os portadores de necessidades especiais. Os ganhadores receberão como brindes vários troféus, medalhas e camisetas. A largada e a chegada acontecem no Campo do Taperinha. O percurso prevê: Av. Dr. Ulysses Guimarães (nos dois sentidos), rua Vera Cruz, rua Caramuru, Av. José Bonifácio, Av. D. Pedro II e, de novo, Av. Dr. Ulysses Guimarães. Um show imperdível em Diadema.

Gonzaguinha – A Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha será disputada neste domingo, às 8h, num trajeto de 15 km pelas ruas da Zona Norte da Capital. A competição – última seletiva para os pelotões de elite da São Silvestre – é organizada pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Entre os mais de quatro mil inscritos, disparam Marinilson de Souza, Vanderlei Cordeiro de Lima, Valmir Nunes, Maria Zeferina e Marizete de Paula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;