Internacional Titulo
Líderes envolvidos na guerra do Golfo festejam no Kuwait
Por Das Agências
25/02/2001 | 14:24
Compartilhar notícia


Os principais protagonistas da Guerra do Golfo, entre eles o ex-presidente americano George Bush, compartilharam neste domingo da alegria dos kuwaitianos, que comemoram sua festa nacional, dez anos após a libertação do Emirado, em seguida a sete meses de ocupação iraquiana em 1991.

Uma cerimônia foi realizada na principal via da capital, às margens do Golfo, enfeitada com as cores nacionais e na presença de milhares de convidados.

O príncipe herdeiro e premier kuwaitiano, xeque Saâd Abdallah al-Sabah, abriu as festividades, das quais participaram Bush e o ex-presidente argentino Carlos Menem, assim com os ex-primeiros-ministros britânicos Margaret Thatcher e John Major, e japonês, Toshiki Kaifu.

Numerosas crianças, com a bandeira do Kuwait nas cores vermelho-branco-verde e preto saudaram as unidades militares que desfilavam sobre imensos tapetes, colocados para as festividades.

Em seu discurso, o ministro da Informação, xeque Ahmad Fahd al-Sabah, apresentou o aniversário da libertação como "um dia de glória".

George Bush, considerado um herói do Kuwait, declinou gentilmente de um convite dos xeques para uma dança tradicional. Um guarda-costas americano chegou a intervir no momento em que um dos participantes da dança do sabre se aproximaram dele.

Mais de 20 aviões F18 Hornet e helicópteros Puma do Exército kuwaitiano fizeram acrobacias no céu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;