Política Titulo Ferro rejeita
Marinho aceita desafio e propõe debate em OP, mas Ferro rejeita

Prefeito de S.Bernardo criticou o ex-secretário
de Educação, que sugeriu debate sobre o tema

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
13/06/2015 | 07:42
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O esperado confronto sobre a Educação de São Bernardo, envolvendo o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e o ex-secretário da Pasta e ex-vereador Admir Ferro (sem partido), não deverá se concretizar. Ferro viu ontem o chefe do Executivo aceitar seu desafio, porém, rejeitou a condição proposta pelo petista, que sugeriu embate durante realização de plenária do OP (Orçamento Participativo), que ocorrerá por diferentes bairros da cidade até o dia 28.

Com discurso irônico, Marinho provocou: “Topo o desafio dele de comparar quem fez mais. É só ele vir a uma das plenárias que debateremos”. Na segunda-feira, o ato se realizará na Emeb Aluísio de Azevedo, localizada na Rua Cabral da Câmara, 57, no Jardim Calux.

Ferro, que recentemente se desfiliou do PSDB e que chefiou o setor entre as gestões de Mauricio Soares (à época no PSDB, hoje no PT) e William Dib (PSDB), justificou recusa, alfinetando o rival. “O Marinho fugiu. Propus uma coisa séria. Um encontro com a presença de profissionais da Educação, população e imprensa. Sugeri que fosse no Cenforpe (Centro de Formação de Professores). Não posso concordar que encontro seja em plenária, que é caracterizada pela presença de claques ensaiadas, onde ele tem o poder do microfone e age com extrema falta de educação”, condenou.

O confronto entre os adversários políticos foi iniciado na segunda-feira, justamente durante uma plenária do OP, ocorrida no bairro Ferrazópolis. Irritado com críticas de professores da rede municipal, o chefe do Executivo gritou com os presentes, forçando comparação entre gestões e garantindo ter feito trabalho amplamente superior.

“Perguntem se o Admir Ferro foi um bom secretário? Não foi. Vocês lembram da situação que peguei aqui (em 2009). Estava caótica. Desafio fazer debate da Educação ou de qualquer área, com qualquer um”, provocou Marinho, na ocasião.

O fato consternou o ex-parlamentar, que o desafiou para um debate específico da Pasta. “Além dessa plenária em que o prefeito gritou com as servidores, já tivemos relatos de ele colocar para fora quem o confortou. Então, não dá para ser nesse formato. Gostaria, inclusive, de dialogar com o prefeito, com mediadores e respeito”, esclareceu Ferro.

No primeiro mandato de Marinho, ocorrido entre 2009 e 2012, o ex-titular da Educação foi eleito à sexta legislatura na Câmara e se notabilizou por inúmeras críticas e denúncias envolvendo gestão petista.

Na eleição de 2012, Ferro foi para o embate direto contra o petista. Era o número dois na chapa que tentava barrar a reeleição do atual chefe do Executivo, em dobrada com o deputado federal Alex Manente (PPS). O projeto foi derrotado no primeiro turno.

Há pouco mais de um mês, o ex-vereador anunciou desfiliação do PSDB, depois de 25 anos, prometendo projeto de candidatura rival ao indicado Marinho na eleição de 2016 – ainda não definido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;