Cultura & Lazer Titulo Pré-Estreia
Cinebiografia de Lula abre Festival de Brasília
Por
17/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a pré-estreia do aguardado e já polêmico "Lula, o Filho do Brasil", de Fábio Barreto, o primeiro dia do 42º Festival de Cinema de Brasília será de arromba. A cinebiografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inspirada no livro de Denise Paraná, será exibida hoje à noite no Teatro Nacional de Brasília com toda a pompa e alguma circunstância que uma obra desse tipo suscita.

"Lula...", o filme, é um desses casos em que a avaliação estética terá de se medir com sua repercussão política, e vice-versa. Ninguém poderá escapar a essa dupla implicação, fruto do vínculo da obra com o personagem, ainda mais porque o lançamento comercial está marcado para o primeiro dia do ano eleitoral de 2010.

O filme já foi exibido em particular para alguns formadores de opinião, mas esta será a primeira sessão pública para valer, em presença de convidados e jornalistas de todo o País. E também, supõe-se, de políticos, que verão como o atual presidente, que goza de um índice inédito de popularidade, será retratado na tela.

Enfim, no mundo do cinema e da política não se falará de outra coisa, embora o produtor Luiz Carlos Barreto procure evitar o tom partidário ou o caráter chapa-branca da obra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;