Economia Titulo A receber
Dívida em atraso de empresas aumenta 149% em um ano
Por
03/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a crise financeira, mais empresas não têm conseguido manter o pagamento dos empréstimos em dia. Em janeiro, o total de parcelas com atraso entre 15 e 90 dias cresceu 25,9% em relação a dezembro. Na comparação com janeiro de 2008, o salto é de 149%. Segundo o Banco Central, bancos têm a receber - apenas das pessoas jurídicas - R$ 921,8 milhões em prestações que deixaram de ser pagas no dia combinado.

O cenário econômico pior que o esperado e a queda da demanda explicam essa falta de pontualidade. No primeiro mês do ano, o índice de atraso nos empréstimos às empresas atingiu 2,4%, quase o dobro do patamar registrado em setembro de 2008 - mês em que houve o agravamento da crise, quando o indicador estava em 1,3%. Desde então, os atrasos se avolumam.

Em apenas quatro meses, companhias deixaram de pagar R$ 431,8 milhões aos bancos. Isso fez com que o indicador de atraso atingisse o patamar mais alto desde novembro de 2000, quando estava em 2,5%. Esse movimento ainda não conseguiu ser registrado pelos indicadores de inadimplência do BC.

Isso porque, para a autoridade monetária, apenas os pagamentos vencidos há mais de 90 dias recebem o título de "inadimplente". Atrasos menores que isso não são incluídos. O rápido crescimento dos atrasos tem causado preocupação entre especialistas e, principalmente, nos bancos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;