Cena Política Titulo
Profissão: voluntário

O presidente da Câmara de São Bernardo, Otávio Manente, criou nova profissão para burlar a Súmula Vinculante do STF

Do Diário do Grande ABC
03/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de São Bernardo, Otávio Manente, criou nova profissão para burlar a Súmula Vinculante do STF (Supremo Tribunal Federal), que proíbe a contratação de parentes diretos: o voluntariado político. Com tal argumentação, ele mantém em seu gabinete a cunhada Mafalda Spinelli. Ela ama tanto seu trabalho parlamentar que, segundo o próprio Manente, não recebe pelo serviço. Que bom se todos os legislativos e executivos deste País tivessem voluntários dessa estirpe. Seria o fim dos gastos públicos exorbitantes por conta da acomodação de parentes, amigos de parentes, indicações de aliados e moeda de troca de apoiadores.

Não se pode dizer que Otávio seja um exemplar cumpridor da Súmula Vinculante. Mesmo que para alguns cunhada não seja considerada parente, ele não pode contratá-la. Afinal, o parlamentar é o autor da instrução enviada a cada vereador. Diz o ofício: "Preocupada com a aplicação da Súmula Vinculante, bem como a responsabilidade que cada um dos parlamentares desta Casa tem, esta Presidência solicita à Vossa Excelência o obséquio de remeter com a máxima urgência possível declaração de inexistência de parentes até o 3º (terceiro ) grau ou por afinidade, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) nomeados em seu respectivo gabinete para exercício de cargo de comissão ou confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, inclusive mediante ajuste recíproco".

Em todo o caso, vamos ficar de olho, principalmente no Departamento de Recursos Humanos. Quando menos se espera pode surgir um holerite para compensar tanto voluntariado.

Bastidores

Mui amigo!

Luiz Marinho, afilhado político de Luiz Inácio Lula da Silva, desmereceu a trajetória do padrinho ao defender, em um programa de TV, a candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. Disse que para ocupar a presidência não é preciso ter experiência parlamentar, mas ter currículo ministerial. Lula, como todos sabem, jamais ocupou um cargo no governo, seja municipal, estadual ou federal. De deputado federal constituinte, ele passou a chefe da Nação, isso após três derrotas consecutivas para Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso (duas vezes).

Assessoria falha

No mesmo programa, o prefeito de São Bernardo apareceu desalinhado no vídeo, com o colarinho da camisa amassado e sem gravata. Fora isso, faltou sabatinar o petista para que ele não fugisse das perguntas ou enrolasse e nada esclarecesse.

Educação familiar

O ditado popular educação começa em casa foi a inspiração do vereador Paulo Pinheiro (PTB) ao elaborar o projeto de lei que institui a Campanha Permanente de Incentivo à Participação dos Pais na Vida Escolar dos Filhos. O item, que recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, está entre os dez projetos da pauta ordinária dos parlamentares da Câmara de São Caetano do Sul e será votado em primeira discussão hoje. "Pesquisas apontam que o desempenho escolar dos alunos apresenta melhorias importantes na ocasião em que os pais participam efetivamente do processo educacional e pedagógico", diz o parlamentar, que pretende criar uma grande discussão sobre o tema, ao alertar as famílias a respeito da necessidade de um comprometimento direto dos pais com o desempenho escolar de seus filhos.

Luto

A diretoria do Sindicato dos Químicos do ABC está em luto. Faleceu ontem o diretor Jesuíno Alves de Oliveira, vitimado por câncer. Jesuíno, 57 anos, era casado e tinha três filhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;