Setecidades Titulo
‘Tapete de santinhos’ forra região
Por Aline Mazzo
Do Diário do Grande ABC
01/10/2006 | 20:16
Compartilhar notícia


Nem a determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de proibir a boca-de-urna livrou as cidades do Grande ABC do lixo eleitoral. Logo no começo da manhã, já se podia ver o tapete formado pelos santinhos jogados próximos aos locais de votação. Os papéis com o nomes e números dos candidatos tomavam conta das calçadas e também podiam ser vistos em ruas, avenidas e praças. Mas, a quantidade de folhetos despejada nos passeios públicos foi menor do que a registrada na última eleição, em 2004. Ainda assim, deu trabalho às prefeituras, principalmente por conta da chuva que começou a cair no início da noite, que dificultou a retirada dos papéis.

Mauá era uma das cidades com mais sujeira pelas ruas. Mesmo em locais afastados das zonas eleitorais, era possível ver os amontoados de santinhos. A dona-de-casa Isaura Alexandre de Brito, 52 anos, teve de lavar o quintal e a calçada de sua casa para se livrar do lixo deixado pelo cabos eleitorais. “Logo cedo, eu vi o pessoal passar de carro e jogar a papelada. Aqui em casa entrou até no quintal”, contou.

Nas demais cidades da região, a sujeira se concentrou bem próximo das unidades de votação. Em Santo André, um dos locais mais sujos era a imediação da Fundação Santo André, no bairro Sacadura Cabral, onde nem se via o asfalto na entrada da instituição, tamanha era a quantidade de propaganda.

Já prevendo o acúmulo de sujeira logo pela manhã, a Prefeitura de São Caetano recrutou 120 garis para iniciar a limpeza da cidade às 6h do domingo de eleições. A faxina seguiria durante todo o dia e a previsão era de que a cidade ficasse totalmente livre dos panfletos até às 22h de domingo.

Santo André deu início à limpeza das ruas pouco antes do término da votação, no final da tarde. Segundo o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o serviço começaria pelo Centro e teria a participação de 250 pessoas, entre funcionários do Semasa, de empresas contratadas e voluntários da instituição religiosa Perfect Liberty. Um caminhão também auxiliaria na coleta mecanizada do lixo. O Semasa afirmou ainda que todos os bairros da cidade deverão estar sem panfletos até quinta-feira.

A limpeza em São Bernardo também começou pelas áreas centrais, no fim da tarde de domingo. Segundo a Prefeitura, a operação continuará nesta segunda-feira nas regiões periféricas, e até quarta-feira todo o município estará limpo. Diadema e Mauá deram início às operações de retirada do lixo ainda na tarde de domingo. As duas prefeituras esperavam ter limpado tudo até nesta segunda-feira à noite. Diadema contará com a ajuda de três caminhões basculantes para agilizar o serviço.

Em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, as Secretarias de Serviços Urbanos só começariam a limpeza nesta segunda-feira. Ribeirão terá 30 pessoas deslocadas para a operação e Rio Grande, 40. Segundo as prefeituras, levará de 2 a 3 dias para o término da limpeza nas cidades.

Lei – A atividade de boca-de-urna é considerada crime, conforme artigo 39 da resolução 107 do TSE. A pena prevista é detenção de seis meses a um ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa que pode variar entre R$ 5 mil e R$ 15 mil. A proibição se fundamenta na Lei Eleitoral (9504/97) e na minirreforma eleitoral (Lei 11.300/2006).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;