Setecidades Titulo
Despejo de esgoto compromete córregos e causa alagamentos
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
24/02/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Vilões em dias de chuva, os principais córregos da região estão sobrecarregados de poluição, formada, principalmente, por esgoto doméstico. O Ribeirão dos Couros, em São Bernardo, o Ribeirão dos Meninos, em São Caetano, e o Córrego do Oratório, na divisa de Mauá com a Capital, já não suportam a carga de resíduos artificiais recebida diariamente.

O resultado do descaso transbordou na última quinta-feira. Nas bacias dos Couros e Meninos, a chuva ultrapassou em quatro metros o volume máximo de água em ambos os ribeirões. No Oratório, o leito foi superado em mais de dois metros.

O pior cenário foi registrado em São Caetano. Segundo a Saisp (Sistema de Alerta de Inundações do Estado de São Paulo), o Ribeirão dos Meninos recebeu, em uma hora e 20 minutos, 66,3 milímetros de chuva. “É uma quantidade muito grande de água que não pode ser armazenada”, diz o meteorologista Kleber Filho da Saisp.

Pelos prejuízos físicos e materiais, a cidade ganhou prioridade. “Queremos três piscinões em São Caetano (a cidade tem somente um). Depois do reservatório do Jaboticabal ou em paralelo a ele, vamos investir em mais uma obra na Avenida Guido Aliberti, divisa com Santo André”, afirma Ubirajara Felix.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;