Economia Titulo
Cortes nos juros não chegam às lojas de compra e venda de carro
Por Especial para o Diário
01/08/2006 | 07:39
Compartilhar notícia


A trajetória de queda na taxa básica de juros (a Selic) ainda não mudou a rotina de quem vende ou compra carros usados financiados. Nas revendas multimarcas consultadas pelo Diário, a tabela de financiamento é idêntica a de seis meses atrás, embora a taxa Selic esteja 2,5% menor do que em janeiro desse ano.

A revenda Onix Multimarcas, em Santo André, que trabalha com três financeiras – BV (Banco Votorantim), Itaú e ABN AMRO –, utiliza a mesma tabela desde abril. Segundo o sócio-proprietário, Evaldo Cosme, a queda da taxa Selic não está sendo repassada pelas financeiras. "Os juros não caem, embora as nossas taxas estejam bastante competitivas. Mas as financeiras também perdem, já que sempre indicamos para os clientes o financiamento com o menor custo", afirma Evaldo.

Mesmo com as taxas de juros estáveis, Evaldo garante que as vendas em parcelas cresceram no mês de julho – de 35% a 40% em relação a junho –, principalmente depois da Copa do Mundo. As vendas financiadas na loja dele ainda representam 70% do total.

Em outra loja de Santo André, a Lancia Automóveis, que trabalha com as financeiras: BV e HSBC, as tabelas de financiamentos são as mesmas desde janeiro. Para o vendedor da loja, Fábio Muraki, a queda dos juros ainda não se refletiu nas vendas, que foram ruins nesse mês. "A Selic caiu, mas nas financeiras as taxas de juros são as mesmas", reclama.

Argumento – A BV Financeira rebate a reclamação dos lojistas e afirma que as tabelas nas revendas são apenas uma referência, e que as taxas de juros dependem de algumas variáveis como: ano do automóvel, em quantos meses será financiado e de quanto será a entrada. A financeira explica que depois que os acordos são fechados, a empresa determina a taxa de juros, de acordo com essas informações. Ainda segundo a BV, a queda na taxa Selic está sendo repassada para os financiamentos, tanto que as vendas da financeira estão aumentando.

De acordo com as lojas consultadas pela reportagem, as taxas de juros variam de 1,93% ao mês – financiado pelo ABN AMRO, em 48 vezes, com entrada de 10% do valor total do carro – a 1,57% ao mês, pelo banco HSBC, em seis a 60 vezes, com entrada de 20%.

Leasing – Existem duas modalidades de financiamento de veículos: o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e o Leasing (Arrendamento Mercantil). No segundo caso é oferecida uma taxa de juros um pouco menor no financiamento do carro usado, podendo ficar em 1,52% ao mês no financiamento em 60 meses.

No leasing, o carro é propriedade da financeira, até que a pessoa termine de pagar todas as parcelas do contrato. Só depois pode transferir para o seu nome. Para Evaldo, o leasing não é muito vantajoso. "Para quitar as prestações é melhor, já que há um desconto maior em relação ao CDC", afirma. (Supervisionado por Hugo Cilo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;