Diarinho Titulo
Futura anfitriã da Copa quer superar sul-coreanos
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
01/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Próxima anfitriã da Copa do Mundo, em 2018, a Rússia vai estrear no Mundial do Brasil contra Coreia do Sul, que já sediou o evento em 2002 (junto ao Japão). Integrantes do Grupo H, jogarão em 17 de junho, às 18h, na Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso. Na primeira fase, as seleções também terão pela frente Bélgica e Argélia.

Este será o terceiro Mundial da Rússia. Se considerar os anos em que integrava a União Soviética (grande bloco que reunia vários países e não existe mais), no entanto, será sua décima participação. Neste caso, esteve três vezes nas quartas de final (1958, 1962 e 1970) e uma vez na semifinal (1966).

Dirigido pelo italiano Fabio Capello, o time russo é famoso pelo forte meio de campo e por tomar poucos gols. Por isso, pode dar trabalho. Entre os craques estão os meias Viktor Fayzulin (Zenit, Rússia) e Roman Shirokov (Krasnodar, Rússia) e o atacante Alexander Kerzhakov (Zenit). A seleção ficará hospedada em Itu, no interior de São Paulo.

A Coreia do Sul participa de sua nona Copa. O curioso é que até 2002 nunca tinha ganhado um jogo do Mundial. Naquele ano, porém, chegou à semifinal, perdendo para a Alemanha. Em 2010, foi eliminada nas oitavas. Com dificuldade para se classificar para esta competição, o time não deve repetir as boas atuações anteriores.

No comando está o técnico Hong Myung-bo. Os destaques são o meia Koo Ja-cheol (Mainz, Alemanha), o atacante Son Heung-min (Bayer Leverkusen, Alemanha) e o ala-direito Lee Chung-yong (Bolton Wanderers, Inglaterra). A seleção coreana ficará em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Rússia

Nome oficial: Federação Russa.

Capital: Moscou.

Localização: Fica na Europa e Ásia. Banhada pelo Oceano Ártico e Oceano Pacífico, faz fronteira com Azerbaijão, China, Bielorrúsia, Estônia, Cazaquistão, Coreia do Norte, Finlândia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Mongólia, Noruega, Polônia e Ucrânia.

Área: 17.098.242 km².

População: 142,4 milhões.

Relevo, clima e vegetação: O território é formado por planaltos, montanhas, planícies e colinas; na fronteira entre o continente europeu e asiático há os Montes Urais, gigantesca cordilheira. Em geral, faz frio na Rússia; no inverno, a temperatura pode atingir 60°C negativos no Norte. Há florestas de coníferas, estepes (com plantas baixas) e tundras (vegetação rasteira e com poucas árvores nas áreas geladas).

Idioma oficial: Russo.

Moeda: Rublo.

Esporte popular: Futebol.

Governo: República semipresidencialista. O presidente é Vladimir Putin e o primeiro-ministro, Dmitry Medvedev.

Economia: É rica em recursos naturais, como petróleo e gás natural. Há indústrias química, petrolífera, de mineração, têxtil, aeroespacial, de máquinas agrícolas, equipamentos eletrônicos

e outras. Os principais produtos agropecuários são grãos, carne, leite e sementes de girassol.

Curiosidades: Com o maior território do mundo, o país abriga diferentes povos além dos russos, como tártaros e ucranianos. Em 1917, teve a Revolução Russa, que acabou com a monarquia. Nos anos 1920, foi criada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), liderada pela Rússia e que unia outros países. Ela disputou poder com os Estados Unidos até seu fim, em 1991. É a terra de grandes artistas, como o escritor Leon Tolstói e o compositor Tchaikovsky.

Coreia do Sul

Nome oficial: República da Coreia.

Capital: Seul.

Localização: Ásia. Banhada pelo Mar do Japão e Mar Amarelo. Faz fronteira com a Coreia do Norte.

Área: 99.720 km².

População: 49 milhões.

Relevo, clima e vegetação: O território é formado principalmente por colinas e montanhas, além de grandes planícies no Sul e Oeste. O clima é ameno; chove muito no verão e pouco no inverno. Existem muitos bosques e florestas pelo país com pinheiros, abetos, ulmeiros, aceres e choupos; há ainda bambus e carvalhos no Sul.

Idioma oficial: Coreano.

Moeda: Won sul-coreano.

Esportes populares: Beisebol e taekwondo.

Governo: República presidencialista. A presidente é Park Geun-hye e o primeiro-ministro é Chung Hong-won.

Economia: Uma das maiores economias da Ásia, tem indústrias automobilística, química, de aparelhos eletrônicos, telecomunicações, construção de navios e aço. Setor de serviços é muito importante. Entre os principais produtos agropecuários estão arroz, cevada, gado, galinha, porco, leite, ovos e peixes.

Curiosidades: Há milhares de anos, a região já era habitada pelo homem. Na Antiguidade, recebeu influência da China. Após a Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em dois países: Coreia do Sul e Coreia do Norte. Os dois territórios entraram em conflito em 1950, resultando na morte de milhões de pessoas. Ainda hoje não mantêm relação amigável. A nação dá grande importância à educação de crianças e jovens e é famosa por ter e gerar alta tecnologia em diversas áreas, como transporte e comunicação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;