Fechar
Publicidade

Domingo, 22 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Empresas se preparam para potenciais ataques cibernéticos russos contra a Ucrânia



26/01/2022 | 15:05


Empresas como concessionárias, indústrias e companhias de serviços financeiros estão se preparando para possíveis repercussões de ataques cibernéticos contra a Ucrânia, enquanto autoridades dos Estados Unidos alertam sobre ofensivas ligadas à Rússia que podem se espalhar pelo mundo.

Muitos setores examinam seus laços com os ucranianos, bem como fornecedores com presença no país, e reforçam sistemas de computador contra campanhas digitais que podem acompanhar um avanço militar russo no país.

Hackers nas últimas semanas desfiguraram dezenas de sites do governo ucraniano e desativaram as redes de pelo menos duas de suas agências usando um malware destrutivo conhecido como WhisperGate.

O pior cenário possível, alertam especialistas em segurança cibernética, seria a escalada de violações que imitariam o ataque conhecido como NotPetya, que em 2017 a atingiu uma empresa de contabilidade ucraniana e permitiu que hackers invadissem outras redes corporativas, causando danos globais estimados em US$ 10 bilhões.

Os ataques cibernéticos são centrais para a guerra moderna e podem se espalhar rapidamente em uma economia global dependente de cadeias de suprimentos de tecnologia fortemente conectadas. O resultado é que o raio de explosão digital para potenciais vítimas está aumentando, explicou Scott Algeier, diretor executivo do Centro de Análise e Compartilhamento de Informações de Tecnologia da Informação.

Algeier, cuja organização sem fins lucrativos informa às empresas de TI sobre ameaças à segurança, disse que está se comunicando regularmente com seus membros sobre a Ucrânia.

"Precisamos nos preparar para a possibilidade real de que as técnicas usadas contra a Ucrânia sejam usadas contra os EUA e outros", disse Algeier.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;