Setecidades Titulo Boa notícia
Rio Grande terá unidade
do Poupatempo até dezembro

Com isso o Grande ABC vai passar a contar com seis postos de atendimento; única que não terá serviço é São Caetano

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
07/06/2021 | 15:25
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/Dgabc


Atualizada às 21h

O governo do Estado de São Paulo anunciou ontem que Rio Grande da Serra vai receber uma unidade do Poupatempo até o fim do ano. A decisão foi informada em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes na qual outras 19 cidades da Região Metropolitana também foram contempladas com postos de atendimento. 

Com isso, o Grande ABC vai passar a contar com seis unidades do Poupatempo, já que Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá têm postos funcionando e a previsão é que a unidade de Ribeirão Pires inicie as atividades até o fim do ano – somente São Caetano não terá o serviço.

O prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira (Podemos), participou do evento e formalizou, junto ao governador João Doria (PSDB), a assinatura do contrato que vai possibilitar a futura instalação do serviço. A cidade agora aguarda a visita de um representante estadual que fará estudo de local para instalação do equipamento, que terá capacidade de realizar até 150 atendimentos por dia. O projeto, que vai custar R$160 mil, terá 60% do valor custeado pelo Estado e os 40% restantes ficarão a cargo do município.

“A vinda do Poupatempo à nossa cidade é uma conquista, um grande marco para todos nós. Agora nossos munícipes não vão mais precisar se deslocar para outras cidades quando precisarem de serviços importantes, especialmente os relacionados à emissão de documentos, que sempre demandam urgência, além de todas as facilidades que o Poupatempo tem a oferecer”, disse Claudinho da Geladeira.

Conforme o Estado, a implantação dos novos Poupatempos faz parte do programa de expansão, anunciado pelo governo em agosto de 2020. Em três semanas, Doria já garantiu unidades em 45 cidades da Região Metropolitana, Litoral e Interior. 

“A digitalização e a integração dos serviços públicos se reproduzem nestas novas unidades do Poupatempo que estamos instalando em todo o Estado, em parceria com as prefeituras. Ao longo destes dois anos e meio de gestão, nós estamos entregando mais 122 Poupatempos. Até o fim da nossa gestão serão 340 unidades. Nós tínhamos 70, agora temos 122 e serão 340 com formato mais digital, mais serviços, menos espaço físico e mais eficiência”, afirmou o tucano.

Nesta etapa, além do Detran-SP, os postos também oferecerão serviços do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), Ministério Público, Secretaria Estadual da Educação, prefeituras, entre outros. O investimento do Estado será de aproximadamente R$ 3,3 milhões. “O novo modelo, com os serviços do Detran-SP incorporados ao atendimento do Poupatempo, é mais moderno, compacto e com foco no digital. Como diversos serviços serão oferecidos no mesmo local, o cidadão ganhará em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia, sem perder o padrão de qualidade, marca registrada do programa”, afirma André Arruda, presidente da Prodesp, companhia de processamento de dados do Estado de São Paulo, que administra os Poupatempos. 

Além de Rio Grande da Serra, as outras cidades contempladas ontem com as unidades foram Amparo, Artur Nogueira, Barueri, Boituva, Cabreúva, Campos do Jordão, Cerquilho, Embu das Artes, Ilha Solteira, Itararé, Jaguariúna, Monte Mor, Olímpia, Paulínia, Presidente Epitácio, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, São José do Rio Pardo e Tremembé.

HISTÓRICO
O Programa Poupatempo foi implantado em 1997 para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos. O programa reúne em um único local órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, como Sabesp e Detran.

O Poupatempo Sé, primeira unidade do programa, foi inaugurado em 20 de outubro de 1997, na Praça do Carmo, próximo à Praça da Sé, marco zero da cidade de São Paulo. Hoje, são 72 postos de atendimento.

Entre os serviços mais solicitados estão emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Licenciamento de Veículos e Atestado de Antecedentes Criminais. Atualmente, cerca de 130 serviços podem ser realizados também de maneira on-line.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;