Política Titulo Debute
Dilma Rousseff faz primeira
visita oficial ao Grande ABC

Presidente da República inaugurará novo campus da Unifesp,
em Diadema, às 10h; local receberá o nome de José Alencar

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
17/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Após um ano e cinco meses de mandato, a presidente Dilma Rousseff (PT) fará a primeira visita oficial ao Grande ABC. A petista estará amanhã, a partir das 10h, em Diadema, na inauguração do campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que receberá o nome do ex-vice-presidente José Alencar (morto em 2011).

A vinda de Dilma à região, além do simbolismo do debute da presidente nas sete cidades, mostra também que ela não vai, pelo menos por enquanto, privilegiar os petistas mais ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mário Reali (PT), prefeito de Diadema, está longe de ter o mesmo prestígio com Lula que possuem o chefe do Executivo de São Bernardo, o petista Luiz Marinho (ex-ministro da Previdência e do Trabalho na gestão anterior), e o pré-candidato do PT à Prefeitura de Santo André, Carlos Grana (designado pelo partido a retomar o Paço andreense por articulação de Lula).

Dilma esteve outras duas vezes na região, mas em visita pessoal a Lula, que se recupera de cirurgia de retirada de tumor na laringe. A presidente da República fez rápidos encontros com seu antecessor no apartamento que ele possui, no Centro de São Bernardo. Nas duas ocasiões (10 de novembro e 1º de março), ela aproveitou agendas em São Paulo e evitou contato com a imprensa.

Marinho esperava sediar o primeiro desembarque oficialmente da chefe da Nação no Grande ABC. O petista afirmou diversas vezes que pretende ver Dilma no palanque de autoridades durante a inauguração do Hospital de Clínicas, no bairro Alvarenga, marcada para julho. A presença da presidente foi especulada também na entrega do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro, em abril, evento que marcou o retorno de Lula a atividades oficiais.

A vinda de Dilma à região depois de quase um ano e meio de mandato contrasta com as visitas recorrentes de Lula ao Grande ABC. Líder dos movimentos sindicais nas sete cidades nos anos 1980, o petista veio à região pouco tempo depois de assumir a Presidência, em 2003. Em março daquele ano, compareceu pela primeira vez, em café da manhã realizado com os sete prefeitos da época para receber carta de reivindicações preparada pelo Consórcio Intermunicipal. Em maio, já tinha participado de quatro atividades oficiais no Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;