Memória Titulo
Esta chácara originou o São Bernardo Tênis Clube

Na história da Vila Palmares, em Santo André, a chácara Di Cicco, residência do empresário Virgilio Di Cicco, sua esposa Amélia Pirondi, e filhos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Na história da Vila Palmares, em Santo André, a chácara Di Cicco, residência do empresário Virgilio Di Cicco, sua esposa Amélia Pirondi, e filhos, de grandes encontros sociais, bailes, festas. É a chácara das fotos de hoje, que em nada lembra a transformação urbana ocorrida nolugar nas décadas seguintes.

No começo, a chácara abrigava a família Di Cicco. No início dos anos 1960 a propriedade passou a ser frequentada com constância por amigos da família; em 1964, diante de uma oferta irrecusável da Ford, a chácara foi cedida para se transformar no clube da empresa.

Neste meio tempo, não muito distante dali, mas já na Vila Vivaldi, em São Bernardo, nasce o São Bernardo Tênis Clube, com muitos nomes de fundadores que aprenderam a curtir a eterna chácara Di Cicco.

Roberto Pelosini, colaborador de Memória, reuniu um belo material sobre a Chácara Di Cicco, com outras fotos e dois textos formidáveis, de Enio Benelli e Giuseppe Ranzini. Textos informativos e apaixonados que contribuem para a construção da própria Memória do Grande ABC. Publicaremos na íntegra, logo depois do Carnaval.

Por hoje, alguns nomes citados por Benelli e Ranzini. São famílias que testemunharam as histórias da Chácara Di Cicco e dos primeiros tempos do São Bernardo Tênis Clube: Abud, Benelli, Cavinato, Di Cicco, Dotto, Ferraro, Franchini, Iezzi, Lazzuri, Papa, Pelosini, Picolli, Pirondi, Ranzini, Romano, Rovai, Setti, Takeshita e Zoboli.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 9 de fevereiro de 1980

Manchete - Frequência ao Varejão de Ribeirão Pires aumenta.

Nacional - Donas-de-casa do Rio lideram luta contra a carestia.

Carnaval 80 - A teimosia dos ranchos de Santo André: Ocara, Beco do Conforto, Santo Alberto. E os blocos Tenentes do Diabo (Parque das Nações) e Associação dos Servidores Municipais.

EM 9 DE FEVEREIRO...

1920 - Padre Fredy-Joseph Kunz, o padre Alfredinho, nasce em Berna, na Suíça. Escritor. Trabalhou muitos anos em Santo André junto às camadas mais pobres da população.

1960 - Governador Carvalho Pinto e ministro Clovis Salgado, da Educação, inspecionam as obras de construção da Escola Técnica Industrial de São Bernardo, a ETI Lauro Gomes.

1970 - Silvia Maria Santiago Guazzelli classifica-se em primeiro lugar no concurso de fantasias infantis do Primeiro de Maio FC, Carnaval 70.

Trabalhadores

Nasce em 9 de fevereiro:

Primo Sabio. 1904. Natural de Jaú (SP). Destilador da indústria Produtos Químicos Alca. Residência: Rua Santo Antonio, 11, São Caetano.

SANTOS DO DIA

Alexandre de Roma, Apolônia, Donato e Miguel Febres Cordero.

Santa Apolônia (estampa) fez parte de um grupo de virgens mártires que padeceram em Alexandria, no Egito, durante um levante local contra o cristianismo. No ano 249, Apolônia foi sacrificada. Diz a lenda que teve todos os dentes arrancados ou quebrados. Por esta razão, é popularmente considerada como a padroeira dos dentistas e daqueles que sofrem de dor de dente ou outros problemas dentais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;