Internacional Titulo
Comissao de Direitos Humanos nao condena China
Por Do Diário do Grande ABC
18/04/2000 | 11:17
Compartilhar notícia


Graças a um artifício de procedimento apresentado nesta terça-feira em Genebra, a China conseguiu mais uma vez escapar de uma resoluçao da Comissao de Direitos Humanos da ONU, que a teria condenado por suas violaçoes desses direitos.

Vinte e dois dos 53 membros da Comissao votaram a favor de uma resoluçao denominada de ``nao açao' apresentada por Pequim, o que teve como efeito impedir os Estados Unidos de apresentar sua própria resoluçao condenando a violaçao dos direitos humanos na China.

Opuseram-se à resoluçao chinesa 18 países, 12 se abstiveram - entre eles Brasil, Argentina, Chile, Equador e México - e um nao participou da votaçao, a Romênia.

Entre os países que votaram a favor do texto chinês, figuram - além da própria China - Cuba, Venezuela, Peru, Rússia, India, Paquistao, Indonésia, Marrocos e Nigéria.

Antes da votaçao, o delegado chinês, o embaixador na ONU Qiao Zonghuai, considerou que o projeto norte-americano de resoluçao nao passa de ``uma mascarada política antichinesa orquestrada pelos Estados Unidos'.

``Acusar a China de violaçao dos direitos humanos é uma mentira. De fato, os Estados Unidos é que violam os direitos humanos chineses', assinalou, ao lembrar o bombardeio da embaixada chinesa em Belgrado, em maio de 1999, durante a guerra de Kosovo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;