Sua Saúde Titulo
Isoleucina
Por Léo Kahn
01/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Outro aminoácido essencial da cadeia ramificada, hidrofóbico, em conjunto com a leucina e valina compõem o grupo BCAA, que correspondem em torno de 35% da quantidade total dos aminoácidos presentes nos músculos.

É mais absorvido na presença de vitaminas do complexo B, sendo que biotina conhecida como vitamina B7 ou H o organismo não consegue catabolizar a isoleucina, podendo ficar armazenada em nosso organismo.

É considerado um aminoácido com propriedade glucogênica, que depois da transaminação pode ser utilizada no ciclo de Krebs e cetogenica na síntese de corpos cetônicos.

Suas principais funções são atuar no metabolismo energético, controle da glicemia sérica, promover a recuperação muscular após os exercícios e precursor da glutamina/alanina.

Outros benefícios da isoleucina:
Representa cerca de 4% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo.
Produção de energia – Sua degradação gera a acetilcoenzima A (Acetil CoA), exatamente a mesma molécula que produzimos ao quebrar o açúcar proveniente dos carboidratos gerando energia e CO2.
Queima de gordura – Estimula a utilização da gordura como fonte de energia para o metabolismo.
Síntese protéica – é um dos aminoácidos indispensáveis para a formação do tecido muscular.
Formação de glicose e corpos cetônicos.
Aumenta a produção de hemoglobina.
Bloqueia a eliminação de vitamina B3 (niacina) pelo rim.

Saiba mais:
A dose diária recomendada de isoleucina é aproximadamente 1,3 g/dia para um indivíduo de 70 kg.
Aumenta a resistência e diminui a fadiga muscular.
Ela é um dos aglomerados que formam as proteínas que se unem para dar origem à massa magra.
Essas proteínas também são utilizadas para síntese de hormônios e anticorpos vitais para a defesa do organismo.
Estudos sugerem que os aminoácidos de cadeia ramificada estimulam a utilização da gordura como fonte de energia para o metabolismo.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;