Política Titulo Santo André
Paulo Serra prepara corte de seis secretarias

Reforma administrativa inicial prevê gestão com 13 secretarias em vez das atuais 19 áreas

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
20/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Plano inicial do prefeito eleito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), de reforma administrativa prevê o enxugamento de seis secretarias na comparação com a configuração na qual o prefeito Carlos Grana (PT) trabalha atualmente.

Dentre a lista de Pastas que devem ser fundidas ou eliminadas estão Comunicação, Direitos Humanos, Trabalho, Política para Mulheres, Paranapiacaba e Parque Andreense e de Orçamento e Planejamento. O Diário apurou que estudo completo deve ser encaminhado ao prefeito eleito amanhã e as mudanças definitivas, comunicadas em dezembro – juntamente com todo quadro de secretariado.

Da futura estrutura administrativa está prevista apenas a criação da Secretaria de Meio Ambiente, setor que tende a ficar com o vereador Donizeti Pereira (PV). Aliás, a Pasta de deverá ter a maior mudança de gestão do futuro governo: o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), hoje uma autarquia, deverá responder à secretaria. A ideia de Paulo Serra é dar celeridade às emissões de licenças ambientais com essa alteração gerencial no setor.

A Secretaria de Comunicação responderá diretamente à Pasta de Governo, que deve ficar sob gerência do advogado Leandro Petrin. Os setores de Política para Mulheres e de Direitos Humanos tendem a ser assumidos por Inclusão e Assistência Social – cuja favorita para a vaga é Inezita Awada.

Outra mudança à vista é a fusão de atribuições de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer num único departamento. O vereador eleito Pedrinho Botaro (PSDB) é um dos cotados, embora o nome do ex-secretário Edson Salvo Melo (PSB) também é aventado.

A Secretaria de Administração e Modernização deve assumir as funções de Orçamento e Planejamento Público, sob chefia de Miguel Heredia (PSDB).

Nas Pastas mais estratégicas, nomes conhecidos são os favoritos dentro do grupo de Paulo Serra: a ex-vice-prefeita Dinah Zekcer (PTB) na Educação; Ailton Lima (SD) em Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos; Almir Cicote (PSB) em Desenvolvimento Urbano e Habitação; e Ajan Marques em Desenvolvimento Econômico.

Em Saúde, o desejo de Paulo era ter Geraldo Reple Sobrinho, ex-superintendente do Hospital Mário Covas, mas Reple foi sondado para a Secretaria do Estado da Saúde, ser adjunto do secretário David Uip. Por isso, o diretor da unidade, Vanderley de Paula, se tornou principal cotado para a vaga. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;