Cultura & Lazer Titulo
Pop Rock do bom
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
18/02/2007 | 18:39
Compartilhar notícia


Os Gianoukas Papoulas. O nome é esdrúxulo, mas quem acompanha o cenário roqueiro underground já ouviu. Quem não ouviu, não tem desculpa. O grupo paulistano disponibiliza gratuitamente na internet, inclusive para download, seu último CD, Panorâmica. Nesta segunda-feira, eles tocam no Grande ABC, mais precisamente no Espaço Cultural Cidadão do Mundo, em São Caetano, por um precinho camarada, R$ 5.

Se a idéia é ouvir a primeira vez ao vivo, confiando na indicação deste caderno, saiba que vem pela frente um pop rock bem-feito – adulto, pra simplificar. Na linha 'para quem ouve x vai gostar de y' é música feita para quem ouvia não o trash, mas o bom dos anos 80. E descobriu logo que precisaria voltar no tempo para tudo ficar completo. Não à toa, a maior influência admitida dos Gianoukas é Beatles.

Além de guitarras ensolaradas, baixo e bateria entrosados e um teclado que não irrita, sempre bem colocado, talvez o maior trunfo do grupo seja a lírica que não insulta a inteligência. Há sentimentalismo, mas sem pieguice. As letras têm certa maturidade, mas não chegam a ser existencialistas/chatas. Como convém ao bom pop rock.

Contribui para isso um certo humor, mesmo quando o assunto é, por exemplo, o rompimento de uma relação, como em Ela se Foi (Ela sente falta dele/ É só um pouco mas é toda hora/ Ele quase nunca pensa nela/ mas quando pensa quase sempre chora). Ou em Bom Rapaz (Mas eu não sou assim/ Não sou um bom rapaz/ portanto não comece/ a me pedir demais).

Os Gianoukas são Alex Brazales (baixo), Luiz Miranda (guitarra), Olavo Rocha (vocal) , Cameron (bateria) e Umberto Serpieri (teclados e guitarra) desde meados dos anos 90. Já lançaram demos em 1994, 1998 e 2001. Depois veio um EP com cinco músicas, que também pode ser ouvido no site. Panorâmica foi totalmente gravado em 2004. O material seria lançado em CD, mas o selo independente responsável foi desfeito. A solução foi divulgar na internet. Até a capa do disco pode ser baixada. Há também quatro videoclipes, igualmente de bom gosto.

Os Gianoukas Papoulas – Show. Nesta segunda-feira, a partir de 22h. No Cidadão do Mundo – r. Rio Grande do Sul, 73. Tel.: 4225-1349. Ingr.: R$ 5.

Site: gianoukapapoulas.com.Br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;