Internacional Titulo
Bush ameaça o Irã por ações no Iraque
Da AFP
29/01/2007 | 15:54
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush afirmou nesta segunda-feira que os Estados Unidos responderão firmemente caso "o Irã aumente sua ação militar no Iraque em detrimento de nossas tropas ou de gente inocente iraquiana, responderemos firmemente".

Na semana passada, o presidente americano autorizou suas tropas a capturarem ou matarem agentes iranianos no Iraque, em meio às acusações de Washington que o Irã colabora com os insurgentes que atentam contra efetivos norte-americanos. Teerã nega as informações.

Momentos antes, o porta-voz da Casa Branca Tony Snow mostrou cautela ante o anúncio do embaixador iraniano para o Iraque, Hassan Kazemi Qomi, o qual disse ao New York Times de domingo, que seu país está preparado para colaborar com as forças governamentais no Iraque na "luta pela segurança". "O governo do Iraque terá que tomar decisões sobre sua relação com o Irã", disse Snow a jornalistas.

"O que estamos repetindo é que esperamos que o Irã desempenhe um papel construtivo na região", indicou Snow. "Até este momento, não foi construtivo. Esperamos que se torne mais construtivo", reiterou.

Snow acusou o Irã de "buscar armas nucleares ou apoiar grupos que cometem atos de violência, seja contra tropas americanas seja contra civis iraquianos, e de desestabilizar as democracias do Afeganistão e do Líbano".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;