Esportes Titulo
Santos vence o São Paulo e se isola na 3ª posição
Marcelo Monegato
Do Diário OnLine
01/06/2003 | 19:47
Compartilhar notícia


No primeiro clássico paulista do Campeonato Brasileiro de 2003, o Santos venceu o São Paulo por 3 a 2, neste domingo, no estádio da Vila Belmiro. O jogo era considerado um dos mais importantes da 11ª rodada, já que as duas equipes estavam empatadas na terceira colocação com 18 pontos cada.

No entanto, com a vitória, o Peixe se isolou na terceira posição com 21 pontos, atrás apenas do Internacional (22 pontos) e do líder Cruzeiro, que no sábado venceu o Criciúma e pulou para 24 pontos. Já o Tricolor do Morumbi caiu para a quinta posição, atrás do Paraná Clube. No entanto, o time do técnico Rojas poderá cair algumas posições, já que Corinthians (16 pontos) e o Atlético Mineiro (17) jogam mais tarde contra Vitória e Vasco, respectivamente.

O São Paulo entrou em campo com importantes desfalques. Ricardinho, Fabiano e Kaká, todos com problemas de contusão ou cartão, não jogaram. Porém, o Tricolor teve a sorte de contar com o goleiro Rogério Ceni, que 72 horas antes da partida havia sido suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD) por agredir o atacante Dimba, na segunda partida das quartas-de-final da Copa do Brasil. Mas nesta sexta, um recurso solicitado pela diretoria do São Paulo permitiu que ele jogasse.

No Santos, o único problema era o cansaço. Os jogadores, que no meio da semana venceram o Cruz Azul (México) e avançaram para as semifinais da Taça Libertadores da América, estavam visivelmente desgastados. O zagueiro André Luís, que não jogou na quarta-feira, voltou a ficar de fora. No seu lugar o técnico Émerson Leão escalou Pereira. No ataque, a grande novidade foi a entrada de Fabiano no lugar de William. O jogador, que foi dispensado pelo próprio São Paulo no meio da semana, já havia jogado como atacante no Internacional.

Quando a bola começou a rolar, santistas e são-paulinos não se preocuparam com os problemas, mas sim em jogar bola. O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. Nos primeiros minutos, o Santos dominou as ações ofensivas.

Esta ofensividade resultou no primeiro gol da tarde. Depois de um lançamento preciso do menino Diego, Renato dominou dentro da grande área. Quando deu o chapéu no zagueiro, ele foi derrubado. O juiz em cima do lance marcou pênalti. Diego pegou a bola e cobrou no meio do gol do arqueiro Rogério.

O São Paulo então partiu para cima. Luís Fabiano procurava deixar a sua marca com jogadas ao lado de Reinaldo, seu 'fiél' companheiro. De tanto tentar, Luís 'Fabigol' (como já é chamado por alguns torcedores) marcou. Após jogada individual, ele foi derrubado dentro da pequena área pelo zagueiro Pereira. O próprio cobrou o pênalti e fez o seu 11º gol no Brasileirão, se isolando na artilharia.

Na segunda etapa, o equilíbrio deu espaço para a superioridade do Santos. Robinho, Diego, Fabiano, Renato e Elano começaram a pressionar o Tricolor, que se limitava a explorar alguns contra-ataques.

De tanto atacar, os 'Meninos da Vila' voltaram a aprontar mais uma travessura. Apesar de estar em posição irregular, o lateral Léo recebeu uma bela enfiada de bola. Ele então cruzou na cabeça de Fabiano, que sozinho, colocou no fundo do gol de Rogério.

O Santos então começou a abusar das jogadas de efeito. Algumas delas lembraram o time que venceu, no ano passado, o Campeonato Brasileiro em cima do Corinthians. Robinho, que andava apagado e criticado pela imprensa, voltou a ser eficiente em algumas jogadas.

Porém, as jogadas do Santos não estavam resultando em gols. Depois de algumas mudanças efetuadas pelo técnico Rojas, o São Paulo começou a ameaçar. E não deu outra. Em uma jogada rápida descida pela esquerda, Luís Fabiano tocou para o jovem Rico (que havia entrado no lugar de Reinado). Ele sozinho tocou na saída do arqueiro Fábio Costa e empatou a partida.

As duas equipe diminuíram o ritmo. O empate parecia ser um bom resultado. No entanto, faltando nove minutos para o fim da partida, o zagueiro Alex bateu falta com violência, Rogério Ceni não conseguiu segurar e, no rebote, Renato marcou o terceiro gol do Santos, dando números finais à partida.

O Santos volta a campo pelo Brasileirão neste sábado. O time viaja até Campinas para encarar o Guarani, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. O zagueiro Alex e o atacante Fabiano cumprirão suspensão automática.

Já o São Paulo tentará a reabilitação no próximo domingo, quando recebe no estádio do Morumbi, o Bahia.

História - O volante Renato entrou para a história do Santos. O gol marcado por ele (o terceiro da vitória por 3 a 2) foi o de número mil do Peixe nos Campeonatos Brasileiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;