Setecidades Titulo
Tarifa de água da Sabesp sobe 9%
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
01/09/2005 | 08:46
Compartilhar notícia


As tarifas de água estarão 9% mais caras a partir de quinta-feira nos 368 municípios administrados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado). O reajuste foi anunciado quarta-feira pela estatal. Na região, Santo André, Mauá, São Caetano e Diadema compram água da companhia. Além de São Bernardo, a Sabesp administra o sistema de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A empresa justifica que o percentual reflete o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) dos últimos 12 meses (6,57%) e os aumentos dos insumos básicos à operação dos sistemas, como energia elétrica e produtos químicos, e do aumento da alíquota e da modificação da base de cálculo da Cofins e do Pasep, contribuições federais que regem o setor de saneamento básico. A autarquia informou que alteração na tributação a obrigou a aplicar o aumento acima do inicialmente previsto, 7,18%.

Segundo a Sabesp, o aumento incidirá sobre todas as categorias e faixas de consumo, exceto para os municípios de São Bernardo (em cumprimento às condições do Termo de Transferência dos Serviços) e Itapira, no interior paulista, devido às demandas judiciais ainda decorrentes do contrato de concessão.

Em São Bernardo, o serviço de água e esgoto passou a ser administrado pela companhia em janeiro de 2004. Pelo termo de transferência, ficou acertado que a equiparação com as tarifas já cobradas pela Sabesp em outras cidades se daria gradativamente em até cinco anos. O último reajuste das tarifas na cidade ocorreu em janeiro. "O próximo será em janeiro de 2006", garantiu a superintendente de Marketing da estatal, Maria Lúcia dos Santos Tiballi.

O reajuste será repassado automaticamente para as cidades que compram água da autarquia. "Não sei se essas cidades farão o repasse automaticamente. Algumas fazem, outras não."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;