Economia Titulo Revitalização
Bairros+Fortes inicia capacitação

Empreendedores de Santo André que quiserem se inscrever no programa para alavancar negócios têm até o dia 5 de julho

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
24/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Comerciantes de bairro, prestadores de serviço, profissionais liberais e microempresários de Santo André que desejam melhorar o atendimento ao cliente e elevar suas vendas e ainda não se inscreveram no programa Bairros+Fortes, têm até o dia 5 para fazê-lo.

O programa, lançado no fim de abril, tem o objetivo de identificar as dificuldades para alavancar os negócios e oferecer cursos de capacitação feitos sob medida pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo). Dessa maneira, será possível revitalizar pequenos centros e dar a eles uma identidade, tornando-os mais integrados e melhorando sua visibilidade.

O primeiro da lista será o comércio de Paranapiacaba por conta o Festival de Inverno, que se inicia no dia 17. "A ideia é realizar diagnóstico das necessidades dos empresários para já melhorar o atendimento ao cliente durante o evento", conta Gabriela Barcellos, coordenadora de fomento ao comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Hoje, um consultor do Sebrae-SP se reunirá com comerciantes no Clube União Lyra Serrano e, em seguida, ministrará a palestra Qualidade Máxima em Atendimento ao Cliente.

Para o restante de Santo André, a identificação das dificuldades será feita nos dias 13 e 14 no colégio Singular.

"Vamos agrupar os empreendedores de acordo com a proximidade dos bairros. Por exemplo, Utinga, Camilópolis e Parque das Nações deverão ficar reunidos e ser atendidos na mesma sala", afirma Gabriela.

Passada essa primeira etapa, os grupos vão se encontrar duas vezes por mês, até novembro, para que sejam realizadas ações a fim de sanar as dificuldades dos empresários. Os cursos serão elaborados em cima da demanda de cada grupo.

Para isso, a Prefeitura estabeleceu parcerias com entidades como Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) - para ajudar comerciantes -, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), caso o empreendedor tenha dificuldade em assuntos como direito cível ou trabalhista, uma palestra poderá ser providenciada -, e Procon, que poderá explicar direitos e deveres tanto do cliente como do empresário.

Em dezembro, será oferecido o selo Bairros+Fortes a cada uma das empresas participantes. "Queremos que funcione como uma ferramenta de marketing para o empresário, que o selo ateste que aquela é uma empresa preocupada em melhorar o seu atendimento", afirma a coordenadora.

Atualmente, a Prefeitura contabiliza 505 inscritos. Quem ainda quiser participar deve telefonar para 4468-4438 ou enviar e-mail para bairrosmaisfortes@santoandre.sp.gov.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;