Economia Titulo Indicador
IPC-S aponta que inflação volta atacar os vestuários
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
17/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de uma temporada de redução nos preços, o grupo vestuário inicia sua fase sazonal de contribuição para elevar os indicadores de inflação.

De acordo com o Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), o grupo vestuário, um dos sete que compõem o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), apresentou alta de 0,77 ponto, registrando inflação de 0,07%. Antes, o estava em deflação.

O professor e pesquisador Paulo Pichetti, que atua no Ibre/FGV, disse que "é normal a elevação de preços deste grupo porque estamos em mudança de estação, principalmente levando em consideração as roupas femininas".

INDICADOR - O IPC-S, que registrou alta de 0,93%, sinaliza o comportamento dos preços de cada quadrissemana, neste caso até o dia 15. O levantamento abrange Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (GO) e Porto Alegre (RS). O resultado anterior, até o dia 7, foi de crescimento de 0,88%.

PRODUTOS - O tomate foi o vilão dentro do grupo alimentos com variação positiva de 45,33%. Em seguida, o açúcar refinado, que figura na lista dos agravantes dos últimos índices de inflação, apresentou elevação de 11,70%. A batata inglesa variou positivamente 10,22% e o leite tipo longa-vida subiu 5,49%.

O aumento da tarifa de ônibus urbano vista dentro do recorte também contribuiu para elevar o IPC-S, com avanço de 1,25%, como detectado em indicadores de preços de janeiro e fevereiro. Porém, o grupo transportes recua de engorda de 1,38%, para 0,79%.

CARNES - Novos agentes que seguraram a aceleração do IPC-S, o contra-filé e a alcatra tiveram seus preços diminuídos, respectivamente, em 4,12% e 2,88%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;