Economia Titulo Elevação
Confiança do setor varejista cresce 1,6%
06/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A confiança do setor varejista registrou em setembro expansão de 1,6%, para 118,87 pontos ante 110,12 em agosto. Essa melhora foi apurada pelo Ifecap (Índice de Expectativas nos Negócios da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), que faz o cálculo com base nas respostas a questionário dirigido a cerca de 400 empresas do setor.

De acordo com o coordenador do índice, o professor de economia da Fecap, André Chagas, trata-se da sexta alta consecutiva do indicador, que acumula 10,9% de elevação desde março. "O resultado, no entanto, ainda é inferior ao verificado no fim do ano passado. A recuperação das expectativas dos comerciantes paulistas se deve à manutenção dos níveis de emprego e renda da população, bem como a retomada da normalidade no mercado de crédito, com expansão da concessão e inadimplência sob controle", avalia.

Esses fatores, segundo Chagas, influenciam muito mais as expectativas futuras dos empresários - que se encontram em patamares similares aos verificados em outubro de 2008.

"Entretanto, os receios da crise ainda são sentidos pelo comércio, como revela o nível das expectativas atuais, ainda abaixo da verificada no ano passado", diz o coordenador do Ifecap, referindo-se ao Índice Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios e que apresentou alta de 0,8%, na comparação com agosto, com destaque para a elevação de 1,2% no Índice Momento Atual Vendas. O Índice Momento Atual ainda se encontra 10% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado. As expectativas para o próximo trimestre apresentaram elevação de 2,7%, puxadas pela alta de 3,7% no Índice Futuro Encomendas.

Quanto ao porte das empresas, houve melhora da confiança em todos os níveis. Entre as grandes companhias, houve elevação de 13,4% nas expectativas em relação à economia. Entre as médias, a confiança cresceu 0,2%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;