Economia Titulo Negociação
Químicos pedem reajuste de 10%

Pauta de negociação da categoria também prevê a
redução de jornada semanal sem redução nos salários

Por Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
26/09/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


A categoria dos químicos da região reivindica 10% de reajuste salarial. Na noite de sexta-feira, cerca de 250 trabalhadores aprovaram a pauta de negociação, que também prevê a redução de jornada semanal de 44 para 40 horas semanais, sem redução nos salários.

"Sabemos que a luta não será fácil, mas como nossa data-base é novembro, temos tempo para realizar tudo com calma e não cometer erros", explicou Paulo Lage, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC.

O sindicalista afirmou que neste ano a negociação se restringe apenas a questões econômicas. "No ano passado, o acordo social foi validado por dois anos. Com isso, os trabalhadores têm as cláusulas válidas até outubro de 2010 e podemos nos empenhar nas questões financeiras", destacou o presidente.

Em 2008, a categoria conquistou 9% de reajuste, mas em algumas empresas do setor o aumento foi maior. "Nunca encerramos as negociações. Sempre estipulamos um mínimo e depois trabalhamos de acordo com a realidade de cada empresa. Neste ano faremos a mesma coisa", prometeu Lage.

A pauta de negociação aprovada pelos trabalhadores da região prevê também piso de R$ 900, mínimo de R$ 1.800 de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência pelas empresas.

As cláusulas foram estipuladas com base nas sugestões dos sindicatos dos Químicos do ABC, Químicos e Plásticos de São Paulo e Químicos Unificados de Campinas, Osasco e Vinhedo e da diretoria da Fetquim (Federação do Ramo Químico da CUT do Estado de São Paulo). No dia 30, a pauta será entregue ao setor patronal da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Segundo Geraldo Melhorine, coordenador-geral da Fetquim e diretor dos Químicos do ABC, todos os indicadores apontam para a recuperação econômica do País. Segundo ele, isso significa ótimo momento para os químicos exigirem dos patrões melhores condições de salário e trabalho. "Apesar da crise, o setor químico foi um dos que mais lucraram no último período. Não há desculpa para os empresários não atenderem às nossas reivindicações", afirmou.

Os trabalhadores da categoria concordam. O químico José Maia acha que 10% de reajuste é um índice justo. "Sei que será difícil de as empresas aceitarem isso, mas tenho certeza de que há condições para que esse aumento seja concedido", afirmou o trabalhador da Pret Jet, em São Bernardo.

Carlos Mendes, funcionário de uma fábrica de cosméticos em Diadema é ainda mais otimista. "A crise passou longe do setor de cosméticos, afinal as pessoas não deixam de usar produtos essenciais como pasta de dente, shampo e sabonete. Por isso, acredito que, para o segmento, o aumento pode ser até maior do que os 10%."

COMPOSIÇÃO - O sindicato representa cerca de 40 mil trabalhadores nas indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas, de plástico, de tintas e vernizes, de resinas sintéticas e colas, de explosivos e similares, localizadas nas sete cidades da região.

Na base geográfica do sindicato, estão instaladas cerca de 900 empresas de todos esses segmentos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;