Economia Titulo Análise
Resultado das vendas no varejo deve confirmar retomada
Por
14/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Após o bom resultado do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no segundo trimestre, que registrou crescimento de 1,9% da economia em relação aos três primeiros meses do ano, o processo de retomada econômica será medido mais uma vez durante esta semana.

Nesta terça-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia o desempenho das vendas no varejo em julho.

Depois de um começo de ano difícil, o comércio vem apresentando recuperação, de acordo com os números mais recentes. Em junho, as vendas cresceram 1,7% na comparação com o mês anterior e 5,6% frente ao mesmo período de 2008.

Pelas projeções do Banco Fator, as vendas devem apresentar desempenho mais tímido em julho, mas ainda assim positivo, com aumento de 0,6% em relação a junho.

Hoje, o Banco Central anuncia o relatório Focus, com as expectativas das instituições financeiras para os principais indicadores macroeconômicos brasileiros. A previsão é de que haja revisão nas projeções para a economia após a divulgação do PIB do segundo trimestre.

Outro dado que será olhado com lupa pelos analistas é o de arrecadação de impostos em agosto, prevista para sair na quinta-feira. Além da importância econômica, o resultado é tema de controvérsia política, principalmente diante da polêmica que envolveu a saída da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. Em julho, o total arrecadado pelo governo com impostos, contribuições e taxas atingiu R$ 58,7 bilhões.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;