Economia Titulo Crédito
Pesquisa aponta que 20% dos portadores de cartão têm dívidas
Por Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
16/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Adquirir um cartão de crédito é fácil, o difícil é mantê-lo em dia. Segundo a pesquisa Tracking de Cartões, do Ibope Inteligência, 20% dos portadores de cartões de crédito possuem dívidas que se configuram no crédito rotativo, parcelamento da fatura ou inadimplência. Os dados são referentes a setembro de 2008.

O estudo aponta também que os homens gastam 26% a mais do que as mulheres nos cartões de crédito. No topo da lista dos usuários que mais consomem com o chamado dinheiro plástico está o perfil dos homens paulistas, de classe A, com 50 anos ou mais.

Para o presidente da Andif (Instituto Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro), Donizete Píton, as pessoas precisam usar o cartão de crédito - e também o cheque especial - de forma consciente. "Como estes créditos não são burocráticos, as pessoas recorrem ao ‘dinheiro' com mais facilidade, mas não se dão conta de que é uma tremenda arapuca, já que os juros são altíssimos o que torna difícil de sair", afirma.

Na opinião de Píton, depois da divida consolidada não é vantagem pegar empréstimo para saldá-la com promessas de juros menores do que o do cartão. "Este conselho é equivocado porque o consumidor fica refém do sistema financeiro e continuará a pagar juros incabíveis", finaliza.

MERCADO - Ainda há um potencial promissor para os cartões de crédito é a adesão na classe C. Segundo a pesquisa, nesta categoria são verificados apenas 1,4 cartão por portador, enquanto na classe A são verificados dois cartões de crédito por portador.

O estudo revela ainda que 38% dos cartões de crédito não são utilizados todos os meses. De acordo com Laure Castelnau, diretora executiva de Atendimento e Planejamento do Ibope Inteligência, ativação e fidelização são desafios para este mercado.

Entre os meses de julho e setembro deste ano, foram lançados 13 novos plásticos. E muitos buscam a fidelização dos clientes através de bonificações, prêmios e ações sociais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;