Economia Titulo Desemprego
Mil bancários perderam emprego
04/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais de mil bancários foram demitidos em São Paulo e Osasco nos últimos três meses, segundo cálculos do sindicato da região. O caso mais recente é o do Banco Safra, o nono maior do País, que, na sexta-feira, dispensou cerca de 200 funcionários. A assessoria da instituição disse que as demissões não fogem ao padrão.

A área mais atingida foi a de crédito, que sofreu um duro golpe após o agravamento da crise financeira internacional, em meados de setembro. A maior parte das linhas externas que financiavam empresas e bancos brasileiros foi cortada de lá para cá. Em conseqüência disso, os empréstimos em segmentos como o de automóveis rarearam.

Segundo o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, entre setembro e meados de novembro, houve 774 demissões, o que representa um aumento de 133% em relação a igual período do ano passado. Se for acrescentado o Safra, o número sobe para quase mil.

O presidente do sindicato, Luiz Claudio Marcolino, reuniu-se com parlamentares para tratar do assunto. Segundo ele, os trabalhadores propuseram mudanças na Medida Provisória 443, editada pelo governo para abrandar os efeitos da crise. O texto permite, entre outras coisas, que Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal comprem participações em outras instituições. "Queremos que a MP inclua alguma contrapartida que garanta, durante um período, o emprego", disse Marcolino. "Não se trata de estabilidade, mas de evitar demissões em um momento de crise".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;