Política Titulo Campanha
'Campanha Ficha Limpa' coletará assinaturas em São Bernardo
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
26/10/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


São Bernardo terá hoje um posto para coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa, que busca vetar candidatos condenados em primeira instância em ações criminais ou de improbidade administrativa.

O eleitor do Grande ABC interessado pode se dirigir à Rua Campinas, próxima da Escola Estadual Dr. Baeta Neves, 180, bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Voluntários estarão no local, entre 9h e 17h, para coletar as assinaturas. É indispensável levar o título de eleitor, de acordo com os organizadores do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).

OBJETIVO - Para conseguir o impedimento da candidatura, um projeto de lei de iniciativa popular tem de apresentar pelo menos 1,3 milhão de assinaturas - cerca de 1% do eleitorado do País - para ser admitido na Câmara dos Deputados. Até o momento, foram cerca de 410 mil.

Caso o número seja alcançado, é possível alterar a Lei das Inelegibilidades, de 1990. A matéria tenta impedir a candidatura de pessoas condenadas em primeira instância por crimes graves ou com denúncia recebida pela Justiça.

De acordo com o texto, essas pessoas devem ficar afastadas da política até a solução do processo.

A lei 9840/99, também de iniciativa popular, proíbe a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa e foi conquistada graças a coleta de 1.039.175 assinaturas, que transformaram o projeto em lei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;