Setecidades Titulo Seqüestro
Órgãos de Eloá podem ser doados

Os nomes dos pacientes, que serão beneficiados com os órgãos, não serão revelados, segundo secretário

Por Do Diário OnLine
19/10/2008 | 01:07
Compartilhar notícia


Os médicos do Instituto Dante Pazzanese concluíram na noite deste domingo os exames que confirmaram a possibilidade de doação dos órgãos da estudante Eloá Cristina da Silva, 15 anos, vítima de morte cerebral. Os pais da jovem assinaram hoje a autorização que formaliza a doação. Porém, não será informado os nomes das pessoas que receberão os órgãos, pois o caso, segundo o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, tem grande comoção popular.

Eloá foi baleada na cabeça no desfecho de um seqüestro que durou mais de 100 horas, em Santo André, na semana passada. O anúncio da morte encefálica foi feito no início da madrugada deste domingo pela equipe médica do Centro Hospitalar Municipal.

Os exames atestaram que órgãos como as córneas, o coração, os pulmões, o pâncreas, o fígado e os rins poderão ser doados. O secretário ainda informou que a cirurgia, que irá acontecer no Centro Hospitalar de Santo André, deve começar por volta da meia-noite, com prioridade para o coração, fígado e pâncreas.

Ao término do processo, que deve ocorrer no final da madrugada de segunda-feira, os aparelhos que mantêm Eloá viva devem ser desligados. A partir de então, o corpo da adolescente será encaminhado ao IML (Instituto Médico-Legal) para perícia - procedimento necessário em caso de morte violenta.

Se a família optasse por não fazer a doação, a jovem continuaria ligada aos aparelhos aguardando um desfecho natural, já que no Brasil não é pemitida a eutanásia.

Naiara - Um novo boletim médico divulgado na manhã deste domingo apontou que a estudante Naiara Vieira, 15, também baleada no desfecho do seqüestro, apresentou melhoras em seu quadro clínico durante a madrugada. No entanto, ela ainda não sabe da morte cerebral da amiga.

De acordo com a diretora do hospital, a adolescente está em observação com cuidados clínicos gerais. Internada em unidade semi-intensiva, a estudante está ao lado de seus familiares, mas sem poder falar com outras pessoas, inclusive a polícia.

Segundo o secretário da Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, em declaração durante a entrevista coletiva da tarde de sábado, a polícia só deverá interrogar Naiara quando ela tiver alta, o que deve ocorrer em uma semana. "Isso é uma orientação médica", afirmou.

O seqüestro - Lindemberg invadiu o apartamento da família de Eloá por volta das 13h30 da última segunda-feira, quando ela fazia trabalho escolar com outros três colegas. Dois deles (dois garotos) foram soltos no mesmo dia, e Naiara acabou libertada na terça-feira, com a contrapartida da polícia de que a energia elétrica no imóvel - que havia sido cortada - seria restabelecida.

Na quinta-feira, Naiara surpreendeu a todos ao retornar ao apartamento para ajudar nas negociações com Lindemberg. Depois disso ela não voltou mais a ser solta, apesar de a polícia afirmar que ela não estava mais na condição de refém.

Lindemberg teria invadido o imóvel por estar inconformado com o fim do relacionamento do Eloá, que durou quase três anos. Na quarta-feira, em entrevista por telefone à jornalista Sônia Abrão, ele advertiu que se a polícia entrasse na casa ele mataria a ex-namorada.

Desfecho - O mais longo caso de cárcere privado registrado no Estado de São Paulo terminou de forma trágica. Na sexta-feira, quatro dias após Lindemberg invadir o apartamento da família de Eloá, policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) invadiram o imóvel sem conseguir preservar a integridade física das garotas, que foram baleadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;