Cultura & Lazer Titulo Juliana Schalch
Estréia marcada por coincidências
Por Carol Jooris
Da TV Press
16/10/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


 

A simpática e sorridente Juliana Schalch não consegue esconder a felicidade com seu primeiro trabalho na TV. Na novela Três Irmãs a paulistana vive Juliana, uma menina mimada, ciumenta e que adora surfar. Mas a coincidência não fica só no nome. Ela ama praia. "Adorei ganhar o papel da Juliana e, de quebra, aulas de surfe", brinca a atriz, que treina para não decepcionar nas cenas em que a produção não usa dublês. Apesar de ter todas as qualidades para ser modelo, um corpo sarado e um sorriso contagiante, a atriz nunca pisou em passarelas.

Sua carreira começou no teatro amador, em São Paulo. Juliana não trabalhava muito interpretação, e sim ritmo e dança. "Sempre gostei de dançar. Adorava subir nos palcos e realizei um sonho me profissionalizando como atriz", revela a moça, que até pouco tempo fazia jazz e sapateado.

Na trama de Antônio Calmon, a jovem namora Paulinho, de Kayky Brito, e tem conflitos com o pai Galvão, de Bruno Garcia. A personagem se sente incomodada com a aproximação de Alma, interpretada por Giovanna Antonelli, já que ela fica noiva de seu pai.

Para dar credibilidade à personagem, nenhum grande truque. Juliana interpreta uma menina normal, que estuda em um cursinho para passar para a faculdade e adora surfar. A atriz teve como inspiração sua irmã Paula e tenta se imaginar no lugar da personagem. "A Juliana da novela é uma menina cheia de ‘se'. Tudo o que faz é esperando um bom retorno e não mede as conseqüências dos atos", avalia.

Ponte aérea - A vida da atriz tem sido conturbada desde o início. Depois de se formar na Oficina dos Menestréis com direção de Cande Brandão, resolveu cursar psicologia na PUC-SP. Para conciliar os estudos com a dança, precisou ficar um ano longe dos palcos. Trancou a faculdade e entrou para o curso técnico profissional para atores na Oficina de Atores Nilton Travesso.

Em 2007, ingressou na Escola de Arte Dramática - EAD/ USP. Por ironia do destino, não teve muito tempo de estudar. Logo recebeu um convite para cursar a Oficina de Atores da Globo, no Rio, e em três meses já estava aprovada para a trama das sete da emissora. A atriz precisou se mudar para a Cidade Maravilhosa e deixou todos os familiares em São Paulo. "O ritmo de trabalho é muito diferente do Rio para Sampa. Fico que nem louca na ponte aérea para estar com minha família", conta.

Além de cursos, Juliana participou de algumas montagens teatrais, como Puts, em 2001, e A Ilha, em 2003. Também fez campanhas publicitárias e teve passagem pelo cinema. Em 2004, atuou no curta Formigamento, de Fabio Telles. Juliana começa a tentar tirar os vícios de trabalhar nos palcos e procura se entender com as câmaras da melhor forma possível. "A diferença é enorme. Eu fico sempre pensando: e agora, o que vou fazer mesmo?", brinca, aos risos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;