Economia Titulo
Paulson anuncia reforma do sistema financeiro
01/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, anunciou ontem um plano que, caso seja aprovado, promoverá a maior reforma do sistema financeiro do país desde a Grande Depressão, desencadeada em 1929. Paulson negou que a proposta tenha o objetivo de resolver a atual crise econômica, originada justamente no mercado financeiro.


Segundo ele, o projeto começou a ser elaborado um ano atrás, ou seja, antes de os problemas no setor de hipotecas explodirem. “Grande parte de nosso sistema regulador foi criado após a Grande Depressão e foi desenvolvido como reação, criando entidades reguladoras em resposta a inovações de mercado ou a problemas nos mercados.”


Os dois pilares do plano são o fortalecimento do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e a consolidação do sistema regulador. Em vez das sete instituições existentes hoje, haveria três (uma delas o próprio Fed).


A outra seria resultado da fusão da SEC (Securities and Exchange Comission), a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) com a Commodity Futures Trading Comission (Comissão do Mercado de Futuros de Matérias-primas). A terceira protegeria o consumidor e fiscalizaria as práticas empresariais.


Pela proposta do secretário, o Fed teria mais poderes. A instituição ficaria responsável pela regulação de bancos de investimento, companhias de seguros, fundos de alto risco e qualquer outra entidade que ameace a estabilidade do sistema financeiro. “O Fed teria autoridade para examinar minuciosamente o sistema e olhar a fundo onde seja necessário”, afirmou.


Paulson rechaçou as críticas de que o governo queira restringir as liberdades nos mercados. “Aqueles que rapidamente querem rotular o plano como uma defesa de mais ou menos regulação estão supersimplificando esse crítico debate”, disse. “O plano é sobre estrutura e responsabilidades.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;