Cultura & Lazer Titulo
Leve, solta e impulsiva
Ana Paula Lima
Da TV Press
18/03/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O convite para viver a apaixonada e bem resolvida Lorena, de Queridos Amigos, foi irrecusável para Fernanda Machado. Fazia pouco tempo que a atriz tinha terminado Paraíso Tropical, mas Denise Saraceni e Carlos Araújo a convenceram prontamente. “Eles me disseram que eu daria a Lorena que precisavam”, recorda. Na minissérie, Fernanda explora um lado mais expansivo e sensual de sua atuação. “Não posso usar as coisas que já deram certo antes, porque agora é totalmente diferente”, afirma.

Esta é a segunda vez que a atriz trabalha com Carlos Araújo, que a dirigiu em 2004, na novela Começar de Novo, de Antônio Calmon e Elizabeth Jhin. “Ele fez meu primeiro teste na Globo e me deu uma oportunidade”, conta. Na novela, que ia ao ar às 19h, Fernanda viveu Sonya, filha do protagonista, Miguel Arcanjo, interpretado por Marcos Paulo. O folhetim escorregou na audiência, mas a atriz logo chamou a atenção. Tanto é que praticamente emendou em outra novela, desta vez no horário das 18h. Em Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, ela foi Dalila, uma vendedora ambiciosa.

Em sua primeira minissérie, Fernanda dá adeus aos papéis densos que permearam sua carreira. “Sempre fiz as garotas mais sofridas e racionais. É a minha primeira personagem leve, solta e impulsiva”, compara. Mas a atriz não está pisando em um território totalmente desconhecido. A atriz vem dividindo as cenas com o intérprete do professor Pingo, o ator Joelson Medeiros, seu antigo colega de teatro em Curitiba. “A gente já se conhecia, o que acho que facilitou na hora de contracenar”, afirma.

Quando soube que sua personagem teria cenas picantes em Queridos Amigos, Fernanda ficou aflita. Mas bastaram os primeiros momentos das gravações para o receio acabar. “Achei que teria dificuldade, então percebi que era uma grande bobagem minha. Hoje não tenho nenhum melindre”, confessa.

Embora não tenha sido escalada para viver um dos papéis centrais, até mesmo pela questão da idade, a atriz ganhou um personagem interessante na história. Lorena é a responsável pelo fim do casamento da Raquel, de Maria Luiza Mendonça, e Pingo, com quem a jovem inicia um relacionamento. “Têm pessoas com raiva da Lorena. De vez em quando, levo umas bolsadinhas das senhoras nas ruas”, exagera.

A estréia de Fernanda no horário nobre aconteceu com a Joana, de Paraíso Tropical. Na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, a atriz interpretava um personagem com forte carga emocional e durante boa parte dos capítulos derramou muitas lágrimas.

Para fazer o novo papel, Fernanda passou a usar um megahair castanho e engordou dois quilos. “Estava muito magra em Paraíso, e o visual de Lorena pede curvas”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;