Turismo Titulo
Na Paixão
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
13/03/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Data mais importante dos cristãos, a Páscoa, que simboliza a Ressurreição de Jesus Cristo, é comemorada em diversas cidades do Brasil. Missas, procissões, espetáculos fazem parte da extensa agenda de atividades na Semana Santa, entre os dias 21 e 23 deste mês. Alguns locais começam a celebração antes. Os cenários dos destinos fazem com que a data seja ainda mais especial.

Em Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, a 180 quilômetros de Recife, o espetáculo da Paixão de Cristo emociona e traz turistas do Brasil e do mundo para conhecer a cidade-teatro de 100 mil metros quadrados, idealizada e construída por Plínio Pacheco.

O famoso espetáculo teatral, que está em sua 41ª edição e já foi assistido por mais de 2,5 milhões de pessoas, acontece entre os dias 15 e 22 de março e contará com celebridades para interpretar os principais personagens. Jesus Cristo será vivido por Thiago Larcerda, que já fez o mesmo personagem em 2004; Floriano Peixoto fará o papel de Pilatos; Werner Schünemann viverá Herodes; a Miss Brasil Natália Guimarães encenará Maria Madalena; e a cantora e atriz radicada na Itália, Surama de Castro, interpretará Maria, mãe de Jesus.

Na Paixão de Cristo em Nova Jerusalém o público de 8.000 pessoas acompanha os passos de Jesus e seus seguidores. A área em que o espetáculo é apresentado corresponde a um terço da muralha de Jerusalém dos tempos de Jesus. A paisagem agreste da cidade-teatro faz o clima parecer ainda mais semelhante ao da Judéia. Uma das novidades é a ampliação do cenário na cena final da ascensão de Jesus Cristo ao céu. A pedra em que Jesus aparece subindo foi aumentada nas laterais e na altura e cresceu cerca de três metros em relação às encenações anteriores. O sepulcro ganhará novos efeitos especiais e triplicará de tamanho.

HISTÓRIA

Em 1951, as ruas da Fazenda Nova, em Pernambuco, serviam de cenário à encenação. Depois de ter lido em uma revista como os alemães da cidade de Oberammergau encenavam a Paixão de Cristo, o patriarca Epaminondas Mendonça decidiu realizar evento semelhante na Semana Santa. A idéia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém foi de Plínio Pacheco, que chegou à Fazenda Nova em 1956. O plano só veio a se concretizar em 1968, quando o espetáculo foi encenado pela primeira vez.

NÚMEROS

A estrutura da encenação é tão grande quanto a monumental obra da cidade-teatro. Quinhentas pessoas entre atores e figurantes; 700 figurinos fazem parte do guarda-roupa principal e das roupas reservas; 400 profissionais ficarão responsáveis pelo som, luz, restaurante, hospedagem, posto médico, segurança, administração, coordenação, entre outros serviços; 24 mil refeições serão servidas a atores, figurantes, equipe técnica e administrativa; 860 refletores serão utilizados para iluminar os cenários e a platéia, num total de aproximadamente 1,29 milhão de watts de potência.

SERVIÇOA abertura dos portões ao público será às 16h e o espetáculo começa às 18h. Os ingressos nos dias 15 e 21 custam R$ 40; de 16 ao dia 20 e dia 22, R$ 30. Informações: www.novajerusalem.com.br, novajerusalem@novajerusalem.com.br e (0xx81) 3732-1129.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;