Política Titulo
PMDB tem pré-candidato a prefeito de Santo André
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
17/01/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O PMDB de Santo André pode voltar a enfrentar problemas em um ano eleitoral. O motivo, desta vez, atende pelo nome de Edgard Brandão Júnior, assessor especial da presidência da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária).

Filiado à legenda há aproximadamente 15 anos, ele diz ter colocado o nome internamente como pré-candidato no pleito deste ano. “Hoje, oficialmente, considero-me pré-candidato a prefeito ou mesmo a vice. Estou à disposição do partido. Não sou general, mas sou soldado para qualquer hora. Quando chamado, bato continência”, ressalta Edgard, o qual acrescenta estar preparado para uma disputa.

“Trabalhei e estudei muito na minha vida e aceitaria participar internamente de um debate com outros pré-candidatos. Se o partido avaliar que o meu nome não é o melhor, não há problema. Encaro a derrota com dignidade”, acrescentou.

O anúncio atrapalha os planos da atual direção da sigla no município, cujo desejo é indicar o vereador Sargento Juliano para ser o vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado estadual Vanderlei Siraque (PT). Em 2004, os peemedebistas perderam a oportunidade de indicar Juliano a vice na coligação petista por conta de um racha interno.

Segundo especulações, a pré-candidatura de Edgard vem sendo articulada por uma ala petista na cidade, descontente com a derrota da vice-prefeita Ivete Garcia na prévia. Ele desmente. “Tenho um bom relacionamento com diversas pessoas ligadas a diferentes partidos. Não há nada disso. É bom lembrar que também tenho um cargo e o estou colocando à disposição do partido”, disse Edgard, cujo nome ganhou força por conta da posição política ocupada na Infraero, de confiança do governo federal, hoje nas mãos do PT.

DESCONHECIMENTO

“A posição do PMDB é que o partido possui apenas um nome oficialmente: o do próprio Sargento Juliano”, assegura o vereador José de Araújo, vice-presidente da legenda, que na semana passada foi visto almoçando com Edgard. Procurado, Juliano não respondeu ao Diário.

Ainda segundo Araújo, o PMDB “não desistiu da idéia” de compor com o PT neste ano. “Esse é o objetivo da executiva.” O parlamentar não acredita que uma suposta pré-candidatura de Edgard atrapalhe as metas da legenda. “Essa questão não preocupa, até porque os erros do passado não serão repetidos.”

Outro ponto que pesa contra Edgard é o fato de alguns peemedebistas reclamarem que ele não tem “vida partidária”. Com isso, avaliam que não teria força para manter o nome até o final.

“Não tenho atuação política direta porque sou uma pessoa mais técnica. Mas sempre que me procuraram pedindo ajuda, larguei o que estava fazendo para estar à disposição”, rebateu Edgard, que, na eleição passada, ajudou a elaborar – por meio da Associação de Engenheiros – o plano de governo do candidato a prefeito derrotado Newton Brandão (PSDB). Apesar do sobrenome, ele garante não ter parentesco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;