Economia Titulo
Produção de ônibus cresce 15% em 2007
01/02/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Os fabricantes de ônibus comemoram um recorde histórico atingido no ano passado, com a produção de 28.239 unidades de carroceria, segundo dados da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus).

O volume representa um crescimento de 15% ante o ano anterior, bem superior ao aumento esperado para a média da indústria em geral, em torno de 6%. A perspectiva é de continuidade do ritmo de expansão em 2008.

O diretor de relações com investidores da Marcopolo (empresa que tem cerca de 42% da produção nacional), Carlos Zignane, explica que a melhoria das condições de financiamento foi o principal fator a impulsionar o setor no ano passado.

Ele explica que, no final de 2006, o BNDES disponibilizou linhas de financiamento para os clientes das indústrias com aumento de prazo de pagamento de 48 meses para 76 meses, ampliação do percentual financiado de 80% para 100%, aumento do prazo de carência de seis para 12 meses e, ainda, recuo nos juros cobrados.

“Esse foi um fator extremamente importante para que as empresas de ônibus renovassem a frota”, disse. Além desse estímulo fundamental, Zignane cita também outros fatores que impulsionaram o setor, como o crescimentos da economia, do rendimento e do emprego, além de programas voltados para o turismo.

“Esses fatores contribuíram para o aumento da demanda”, explicou. O crescimento do mercado doméstico não foi, entretanto, o único motivo para o aumento da produção dos fabricantes de ônibus. As exportações, que tradicionalmente respondem por 30% a 40% do destino da produção do setor, também mostraram um crescimento importante, de 6% em 2007 ante 2006.

Para 2008, de acordo com Zignane, a expectativa é que o crescimento continue “porque prosseguem os fatores favoráveis” que marcaram o ano passado.

Além disso, as empresas do setor ainda vão contar com um novo incentivo do governo federal, que é o lançamento do programa Caminhos da Escola, que prevê a utilização de ônibus no transporte escolar e também terá um financiamento específico do BNDES.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;