Cultura & Lazer Titulo Encontro
'Ensaio Aberto' de rap promove troca de idéias
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
02/10/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Como se une uma base musical a uma letra? Que importância tem a poesia em um rap? O que inspira um MC a compor suas músicas? Essas e outras lições são tema do Ensaio Aberto, encontro que ocorre na tarde do próximo sábado, na Casa da Música, em Diadema. O evento é promovido pelo coletivo de hip hop Produtto Paralelo, criado na cidade em 2001 com representantes do hip hop da região e de São Paulo.

"O show pode engessar o trabalho de um rapper. Ele toca uma música e vai embora. A idéia é que ele possa compartilhar com o público tudo o que faz", diz o MC Renato de Souza, do trio Trovadores, um dos grupos que compõem o coletivo.

Esta é a quinta edição do evento - as três primeiras foram no Ginásio Mané Garrincha, mas sem nenhuma periodicidade. "A idéia é de que ocorra todos os primeiros sábados de cada mês até dezembro", diz Renato. O coletivo se completa com os rappers G. Box, Henrique Jonas, Lewis Barbosa, D.K., Slim Rimografia, DJ Murphy, Dipper Beat Box e Tuchê, que neste sábado representará o grupo se apresentando na primeira parte do Ensaio. O grupo convidado é o Manos MCs, de Diadema. A b-girl Janaína Teodoro (que antes se apresentava como Nina Brown) representa a dança.

Um dos trechos de destaque é justamente o spoken word. "Rap é ritmo e poesia (do inglês rythim and poetry). E é preciso destacar isso, no improviso, inclusive", afirma Renato.

A idéia é que o público contribua com sua arte. "De início, as pessoas podem ficar constrangidas. É por isso que propomos perguntas", diz o MC.

Ensaio Aberto - Sábado, das 17h às 20h. Na Casa da Música - av. Alda, 255, Diadema. Tel.: 4051-2628.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;