Economia Titulo Alternativa
Uso do cheque pré-datado cresce 8,99% em agosto

Modalidade é solução para quem estourou o limite do cartão de crédito

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
04/10/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Quem pensa que o uso dos cheques está extinto se engana. Apesar de não ser a primeira opção de pagamento, o cheque, acaba sendo a solução para quem já ultrapassou os limites do cartão de crédito.

Reflexo disso é que em o número de cheques pré-datados emitidos em agosto cresceu 8,99% em relação ao mesmo período de 2007, no País, segundo a pesquisa feita pela TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo.

O fenômeno observado no País também se reflete no Grande ABC. "Nos últimos dois anos, o cartão praticamente substituiu o uso do cheque, principalmente, pela sua praticidade. Porém, é natural que com a proximidade do final do ano as pessoas paguem suas compras com cheques, por dois motivos: primeiro porque nessa época facilmente as pessoas passam do limite do cartão e outra porque a maior parte do comércio ainda prefere essa forma de pagamento, pois não tem custos da utilização das máquinas de cartões", explica o diretor da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), Celso Amancio.

Por esta razão, segundo o vice-presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Octavio Leite Vallejo, o comércio da região têm facilitado, inclusive, com desconto de até 5% as compras feitas com cheques. "É o que tenho observado na maioria do comércio da cidade."

RANKING
No ranking por segmentos, a liderança dos cheques pré-datados se mantém com o setor de Vestuário (89,35%) e calçados (88%), seguidos de móveis e decoração (86,51%) e supermercados (85,04%).

"Quanto mais a economia cresce, maior são as formas de pagamento. As pessoas acabam utilizando todos os tipos de crédito. E nesse caso, nem sempre os cartões suportam esse acréscimo de consumo. Outra vantagem para o consumidor é não precisar comprovar crédito", afirma o diretor da TeleCheque, Eliel Vilela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;