Cultura & Lazer Titulo Mostra
Nova safra de filmes nacionais em São Bernardo
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
13/09/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Abre neste sábado, às 19h, no Teatro Martins Pena, em São Bernardo, a 27ª Mostra de Cinema Brasileiro, com exemplares da safra recente da produção cinematográfica tupiniquim. Paralelamente ao ciclo principal, será realizada uma mostra no Teatro Abílio Pereira de Almeida (Praça Cônego Lázaro Equini, 240. Tel.: 4125-0582) que homenageia o cineasta Andrea Tonacci, um dos primeiros a se valer de equipamentos de gravação portáteis. A mostra, que tem entrada franca, vai até 19 de outubro.

Serras da Desordem, híbrido de ficção e documentário produzido por Tonacci em 2006, abre o mês de cinema nacional no Martins Pena. Após a exibição, o cineasta estará disponível para conversar com o público no local. Entre o fim dos anos 1970 e início dos 1980, Tonacci registrou diversas manifestações de cultura indígena no Brasil e em outros países da América Latina.O longa será reexibido amanhã, às 18h30.

A partir da próxima quinta-feira a programação segue com filmes mais recentes. Serão dois por semana, exibidos em esquema de revezamento de quinta a domingo. Os horários das sessões são às 20h às quintas e sextas; às 16h e às 20h aos sábados e às 16h e às 18h30 aos domingos (lembrando que nos dias em que há duas sessões, é um filme a cada horário).

Os raros que não conseguiram ver Tropa de Elite (ou ainda não o fizeram em tela grande), terão oportunidade nos dias 18, 20 e 21. Reveza-se no mesmo fim de semana Batismo de Sangue, baseado no livro homônimo de Frei Betto e centrado principalmente na figura real do dominicano, que nunca se recuperou das sessões de tortura a que foi submetido nos anos de chumbo e acabou cometendo suicídio durante exílio na França.

Na mostra estão presentes também três dos 14 longas-metragens que concorrem ao posto de pré-indicado do País à categoria filme estrangeiro do Oscar do próximo ano: Chega de Saudade, de Laís Bodanszky; A Casa de Alice, de Chico Teixeira; e Meu Nome não é Johnny, de Mauro Lima.

Os dois primeiros, filmados em São Paulo, serão exibidos já na segunda semana de mostra, entre os dias 25 e 28. Meu Nome não é Johnny terá sessões nos dias 9, 11 e 12 de outubro, junto com Otávio e as Letras, de Marcelo Masagão.

De 2 a 5 de outubro serão exibidos Cão sem Dono e Falsa Loura. O documentário O Engenho de Zé Lins e Cidade dos Homens fecham a mostra, no período de 16 a 19 de outubro.

27ª Mostra de Cinema Brasileiro 5ª a dom., até 19 de outubro. No Teatro Martins Pena - Praça Marquês de Alegrette, 44. Tel.: 4123-7891. Entrada franca (ingressos disponíveis na bilheteria uma hora antes da sessão).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;