Cultura & Lazer Titulo Globo
Nos bastidores de 'casos e acasos'
Por Da TV Press
22/05/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


No ar, Casos e Acasos não ocupa mais do que 35 minutos da grade de programação da Globo. Mas, para que as piadas sugeridas nas 22 cenas do episódio que vai ao ar hoje, às 22h50, o diretor Fred Mayrink decidiu gravar todas sem se preocupar com o tempo de trabalho.

Fred até teve a opção de usar duas câmeras e poupar tempo, mas preferiu conduzir seu trabalho com uma só e repetir cada plano diferente para tentar um resultado melhor. Como o programa é formado por histórias que se cruzam em determinado momento, todo o esforço é concentrado para que o final não seja completamente previsível. "Desse jeito, gravamos poucas cenas por dia. Mas facilita a edição e nos ajuda a não entregar as surpresas antes do tempo", justifica.

Na história, Danton Mello interpreta Wagner, um pai separado que sofre para ver o filho. Isso porque sua ex-mulher, Maria Emília, de Chris Couto, sempre o inferniza com ligações intermináveis querendo saber como a criança está. Renan, papel de Ricardo Tozzi, é namorado de Cecília, vivida por Fernanda de Freitas, uma jovem com dificuldades para terminar relacionamentos e comportamento psicopata.

Quando fica sabendo que ela esfaqueou seu último companheiro ao ser rejeitada, Renan fica apreensivo e decide terminar tudo.

E, para que as histórias tenham alguma relação no final, chega a ser previsível imaginar que o episódio termine com Wagner engatando um namoro com Cecília, na esperança de iniciar uma relação menos problemática do que a última, com Maria Emília.

"Acho um barato esse lance de mostrar que pessoas diferentes podem estar, de alguma forma, ligadas. Mas isso faz com que a gente tome muito cuidado para não errar o tom e o tempo da comédia", opina Fernanda.

Estreante na direção do seriado, Fred contou com um fator positivo na hora de conduzir seu trabalho. Danton Mello, Ricardo Tozzi e Fernanda de Freitas, os integrantes do elenco que mais aparecem no episódio, já estão acostumados com o ritmo. Por isso, passar um dia inteiro gravando pouquíssimas cenas ou encarar intervalos de até três horas por não participar de uma delas já é algo esperado.

Que o diga Danton, que chegou a dormir em um sofá enquanto esperava sua vez de voltar ao estúdio. "Enquanto em uma novela a equipe faz mais de 30 cenas em um único dia, aqui a gente fica em quatro ou cinco", explica.

Em várias cenas de Casos e Acasos o diretor conta com auxílio extra. Um dos autores do programa, Marcius Melhem faz questão de, sempre que tem uma folga nos estúdios do humorístico Zorra Total, no qual interpreta o segurança Pedrão, conferir de perto o trabalho no seriado. Na maior parte das vezes, se limita a elogiar o resultado.

Mas, quando é preciso, não se acanha e emite opiniões que fazem certas tomadas serem regravadas mesmo depois do "ok" da direção. "Somos uma equipe, temos de trabalhar juntos. Cada um dá o seu ponto de vista", conta Marcius, que espera aparecer na frente da câmera no último episódio desta temporada.

Mesmo sabendo que a Globo não costuma permitir que um mesmo ator apareça em dois programas ao mesmo tempo. "Talvez pedindo com carinho eles abram uma exceção", torce.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;