Economia Titulo Pães
Preço dos pães e das massas deve cair cerca de 10% até junho
Por Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
17/05/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Sabendo da desoneração de impostos da cadeia de trigo, os consumidores do Grande ABC não vêm a hora de pagar menos pelos produtos industrializados preparados com farinha de trigo, como pães, bolos, biscoitos e macarrão.

Após a suspensão da alíquota do PIS/Confins prevista para até o final do ano sobre o preço do cereal, o governo espera que a redução no custo do pãozinho seja de exatos 9,25%.

O vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Martinho Paiva Moreira, afirma que os valores dos derivados do grão devem cair em torno de 10% nos próximos 30 dias.

"Com a iniciativa do governo, os estabelecimentos virão uma ótima oportunidade de reduzir o preço dos artigos para reascender o consumo", comenta Moreira.

Na avaliação do vice-presidente, boa parte da população deixou de comprar o produto desde quando ele começou a registrar consecutivos aumentos.

De acordo com o presidente do conselho da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), Luiz Martins, o pãozinho francês subiu de março de 2007 ao mesmo mês deste ano cerca de 20%, e até o final de abril o item chegou às mesas das famílias da região cerca de 15% mais caro.

"Pode ter certeza que esse aumento refletiu de forma negativa nos balcões das padarias. Normalmente a quedas nas vendas se iguala ao percentual do aumento. Por isso, temos muito interesse em excluir os tributos", diz Martins.

Não tão otimista é a opinião do técnico agrícola da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), Joel Diogo de Arruda Guerra.

"Acredito que ocorra o mesmo que aconteceu nos anos anteriores, não mude nada no bolso dos consumidores."

Dividindo a mesma idéia está o economista-chefe da empresa de consultoria MB Associados, Sergio Vale. Para ele, as medidas de desoneração tributária anunciada para o setor do trigo não compensam os aumentos recentes da cotação do grão no mercado internacional.

Assim, dificilmente iriam aliviar o preço de derivados, como as massas e o pãozinho, ao consumidor, como pretende o governo.

"Não é retirando tarifas que o governo vai baratear o trigo, porque o preço do produto está em alta no mercado mundial", disse Vale.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;