Setecidades Titulo Devoção
Fiéis lotam santuário em Dia de Iemanjá
Por Eliane Souza
Do Diário do Grande ABC
03/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Centenas de fiéis do Grande ABC cumpriram rituais de fé para celebrar ontem o Dia de Iemanjá. O orixá africano é cultuado entre seguidores da umbanda, candomblé e outras religiões. A devoção à Rainha do Mar é tanta que seu culto se confunde ao de outras manifestações populares, como a comemoração do Réveillon nas praias - principalmente em Copacabana, com o hábito de se vestir de branco, pular sete ondas e oferecer flores ao mar.

As celebrações a Iemanjá ocorrem em diferentes datas de acordo com cada região brasileira e devido ao sincretismo com santos do catolicismo. A fusão religiosa ocorre desde os tempos da escravidão, quando a fé católica era imposta ao negros, que continuavam o culto às divindades africanas utilizando nomes de santos cristãos. Devido ao sincretismo, a festa de Iemanjá se confunde com a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes em Salvador, todo dia 2 de fevereiro, quando as celebrações tomam a praia do Rio Vermelho e fiéis depositam flores, velas e presentes em pequenas embarcações.

Na região a data também não passou em branco. O Santuário Nacional da Umbanda, no bairro Montanhão, em São Bernardo, recebeu devotos e suas oferendas. O espaço em meio à Mata Atlântica guarda uma estátua de quatro metros de altura de Iemanjá, próxima a três quedas d'água e ao lado de outras seis forças religiosas da umbanda.

Os devotos da umbanda escolheram trajes brancos e azuis para fazer suas orações e se banharem nas cascatas para buscar purificação espiritual. Como o administrador Pedro Ferrari, 20 anos, praticante de umbanda, que se entitula filho de Ogum com ajuntó em Iemanjá.

Entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, cada indivíduo é filho de um orixá e herda suas características, que lhe dão proteção e regem suas decisões de vida. Assim, Pedro Ferrari explica que possui determinação, coragem e força, como Ogum, e também doçura e proteção, como Iemanjá.

"A minha religião é simples e não venho até aqui apenas para pedir nem por modismo. Não sou materialista e sei que nem todos os meus problemas serão resolvidos, mas tenho fé de que, se pedir com convicção, terei todos os meus pedidos atendidos", afirma o devoto.


Sincretismo une Iemanjá a padroeira de Mauá e Diadema

No Grande ABC há um sincretismo entre Iemanjá e Nossa Senhora Imaculada Conceição, que segundo o dogma católico, é a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. A santa é padroeira de Diadema e Mauá. Não por acaso, o aniversário das duas cidades é comemorado no dia de Conceição, em 8 de dezembro.

Por conta disso, a Federação de Umbanda do Grande ABC realiza homenagens a Iemanjá também nesta data. A festa comandada pelo Ronaldo Antônio Linares, presidente da associação, ocorre anualmente em Mongaguá, em trecho que ocupa 2,2 quilômetros da faixa de areia com tendas de 184 terreiros.

Pai Ronaldo, como é conhecido entre os religiosos, também administra o Santuário Nacional de Umbanda no bairro Montanhão, em São Bernardo.

O espaço inaugurado na década de 1960 é uma reserva ecológica de 645 mil metros quadrados, dos quais 10% da área recebe religiosos que contam com espaço para prestar cultos e receber oferendas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;